Eleitores de Santana de Cataguases aguardam para fazer o cadastramento eleitoral tendo ao fundo o chefe do Cartório
Download
Desde o dia 13 de outubro, eleitores que votam em Santana de Cataguases comparecem ao Cartório da 79ª Zona Eleitoral, em Cataguases, para serem incluídos no sistema de cadastramento biométrico. No total, 3.228 pessoas daquele Município estão sujeitas a essa implantação e, até a tarde desta quinta-feira, 22, cerca de 11% desse montante já haviam obedecido à esta determinação da Justiça Eleitoral, conforme informou o chefe do cartório, Antônio Carlos Gonçalves.
Os eleitores de Santana de Cataguases que ainda não fizeram a revisão pelo sistema de biometria têm até o dia 18 de dezembro para cumprir essa obrigação, mas, se possível, devem realizá-la o quanto antes, a fim de que não percam o prazo por conta de eventuais contratempos.
Quem não for cadastrado dessa forma fica sujeito ao cancelamento de sua inscrição eleitoral e consequentemente não poderá votar, o que ocasionará diversas sanções, como o impedimento de emissão de passaportes e de inscrições em concursos públicos, entre outras.
Conforme destacou Antônio Carlos Gonçalves, o cancelamento da inscrição eleitoral impede que o eleitor emita a certidão de quitação eleitoral, exigida para acessar diversos serviços públicos. Ele também frisou que até mesmo o CPF do eleitor pode ser bloqueado, caso tenha o título eleitoral cancelado e, por isso, não consiga votar.
"No processo de cadastramento biométrico, é feita a coleta dos dados que incluem foto, digitais dos 10 dedos das mãos e assinatura digital. Em Santana de Cataguases, que agora passa por esse cadastramento, a próxima eleição, de 2016, já vai ser através da biometria", revelou Antônio Carlos. (Fotos: Paulo Victor Rocha)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE