Empresários e estudantes participaram do Seminário promovido pelo SEBRAE-MG nesta tarde de terça-feira
Download
O SEBRAE em Cataguases realizou, nesta terça-feira, 20 de outubro, o "Seminário de Incentivo à Inovação, Desenvolvimento e Eficiência Energética", que contou com a presença de vários empresários e estudantes da cidade e região interessados no assunto.
O evento aconteceu no Centro Cultural Humberto Mauro e teve início às 12h30, quando o analista da instituição em Cataguases, Marco Antônio de Mendonça, fez a abertura dos trabalhos e passou a palavra a João Roberto Marques Lobo (foto), gerente do SEBRAE Minas Gerais, para que ele também pudesse dar boas vindas aos participantes.
Segundo João, a realização do seminário só é possível graças às parcerias com Energisa, Associação Comercial e Industrial de Cataguases, Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Câmara de Dirigentes Lojistas de Cataguases (CDL) e Sicoob Coopemata. Para o gerente, o tema das palestras é muito oportuno e impoda cidadrtante.
"No Brasil, sustentabilidade e inovação são tratados de uma forma muito tímida pelos empresários. Muitas vezes não se dá atenção devida a isso, mas é importante ficar atento, porque não vejo outro caminho para as empresas brasileiras", reiterou o representante do SEBRAE Minas Gerais.
Depois dos pronunciamentos iniciais, o palestrante Fernando Costalonga, diretor da Energisa Minas Gerais, falou sobre o cenário energético atual. "Já têm dois anos que estamos falando de restrição hídrica e de falta d’água e, independente de onde isso ocorre com mais gravidade, do ponto de vista energético, isso é preocupante, porque o sistema é todo interligado", lembrou o diretor.
Ele assegurou que "energia não há de faltar", mas sublinhou que "já está custando caro", independente da distribuidora, "porque os custos de geração aumentam em situação de seca". Fernando destacou que é preciso ficar atento para economizar energia, principalmente nesta época em que faz muito calor e as pessoas tendem a esquecer da lição. "Um recurso tão caro, se eu faço um uso adequado, se eu consigo identificar oportunidade de economizar, com certeza vai aliviar em muito outros problemas que enfrentamos no dia a dia", concluiu o palestrante.
Ainda no Seminário, houve comunicações ministradas por Lenon Botelho, Dagoberto Hajjar, Ricardo Nicoliello e Martha Gabriel, que, respectivamente, falaram sobre "Formas de financiamento de projetos de eficiência energética", "Principais tendências e o cenário brasileiro", "Inovação ou morte: a bola da vez", e "Inovação e criatividade: os combustíveis das empresas do século XXI".
De acordo com Marco Antônio (foto ao lado), o objetivo do Seminário foi fazer intercâmbio de informações, inovações e tendências, atendendo ao grande interesse que existe hoje dos novos modelos de gestão. "O SEBRAE é a casa do empreendedor, de todo aquele que tem uma perspectiva de fomentar um negócio de potencial empresário, de potencial empreendedor", destacou o analista, avaliando positivamente a realização do evento. (Fotos: Paulo Victor Rocha)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE