Em 19/10/2015 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Vara do Trabalho de Cataguases vai adotar o Processo Judicial Eletrônico - PJE

O PJE vai - devagar - acabar com o processo de papel que hoje, ocupam muito espaço nos foruns do trabalho

O PJE vai - devagar - acabar com o processo de papel que hoje, ocupam muito espaço nos foruns do trabalho

Download
Na próxima quinta-feira, 22 de outubro, a Vara do Trabalho de Cataguases vai instalar o Processo Judicial Eletrônico (PJE) e todas as novas demandas do Fórum do Trabalho local serão realizadas por meio desse sistema via computador/internet, que facilita as tarefas de juízes, advogados e servidores judiciários, bem como permite as partes envolvidas melhor acompanhar todo o trâmite dos documentos.

imagePara a implantação do PJE, a tecnologia de informação do Fórum do Trabalho de Cataguases passou por modernização, ampliando a capacidade da rede e dos computadores que agora vão operar com duas telas, permitindo melhor visualização de mais de um documento de uma só vez. A capacitação dos servidores também foi parte importante dessa inovação e, no dia 20, partir das 18h, os advogados também serão treinados para lidar com o PJE.

Nos dias 19, 20 e 21, todos os prazos da Vara do Trabalho de Cataguases serão suspensos e só os atendimentos de grande urgência deverão ser feitos, para que o PJE seja ajustado e possa vigorar a partir do dia seguinte, conforme destacou o secretário José Geraldo Caldas (foto ao lado). Antes de vir para Cataguases, ele trabalhou com PJE durante três anos e, em entrevista ao Site do Marcelo Lopes, nessa sexta-feira, 16, sublinhou os benefícios que esse sistema proporciona à dinâmica do Fórum do Trabalho.

"O advogado ganha mais tempo porque não precisa de vir muitas vezes aqui no Fórum, como é necessário quando os processos são em papel. Com isso, diminui o número de atendimentos e otimiza o trabalho dos funcionários daqui, simplifica o mecanismo de busca dos documentos. Além disso, os processos ficam disponíveis 24 horas, podem ser acessados de qualquer lugar do país via internet e não têm risco de estarem somente na sala de um juiz ou perito. O PJE também propicia grande economia de papel, enfim, são muitos os benefícios", frisou o secretário do Fórum do Trabalho de Cataguases.

José Geraldo reiterou que todos os processos que já estão feitos no meio físico (em papel) continuarão assim até se encerrarem. Portanto, as várias pilhas de papel comuns de serem vistas nas Varas doTrabalho serão reduzidas gradativamente em Cataguases, a exemplo do que aconteceu em outros Fóruns que já implantaram o PJE há algum tempo. "A implantação das Varas Eletrônicas acontece há cerca de 4 anos e até dezembro todas as Varas do Trabalho do Estado de Minas Gerais deverão ser Eletrônicas", finalizou o secretário. (Fotos: Paulo Victor Rocha)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: Vara do Trabalho, Processo Eletrônico, processo judicial,





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: