Bancários entram no décimo dia de greve com 98% de adesão na região
Download
A greve dos bancários entra nesta quinta-feira, 15 de outubro, em seu 10º dia, com 98% das agências da base territorial do Sindicato da categoria que tem sede em Cataguases, paralisadas. A última cidade a aderir ao movimento, segundo informou o presidente do Sindicato, José Antônio Silva, ao site do Marcelo Lopes nesta manhã, foi Piraúba.
Das dezenove cidades que compõem a base territorial do Sindicato, há paralisações em todas, "mas não totalmente em algumas delas", esclareceu o presidente. Ele revelou que a greve não tem prazo para terminar porque os banqueiros não abriram "até agora no final da manhã, nenhuma nova negociação o que nos faz acreditar que nosso movimento deverá se estender para a próxima semana", prevê José Antônio.
Os bancários estão reivindicando um reajuste salarial de 16%, sendo 5,7% de aumento real, mas a Fenaban, Federação Nacional dos Bancos, está oferecendo apenas 5,5% de reajuste. Além disso, os bancários pleiteiam uma série de outros beneficios como aumento no vale alimentação e refeição, Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para todos os bancários; Auxílio-educação: pagamento para graduação e pós, entre outros benefícios.
Enquanto a greve continua os clientes dos bancos e a população em geral que depende das agências bancárias podem usar os canais alternativos para fazer saques, transferências e outras operações como caixas eletrônicos, internet banking, aplicativos de celular (mobile banking), telefone, além de casas lotéricas, agências dos Correios, supermercados (em alguns casos) e as agências do Sicoob Coopemata.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE