Projeto do Deputado Dr. Wilson Batista de diagnóstico rápido de câncer foi aprovado em comissão da ALMG
Download
O Projeto de Lei (PL) 367/15, de autoria do deputado Doutor Wilson Batista, que estabelece o prazo máximo de 30 dias para que pacientes com suspeita de câncer realizem os exames de diagnóstico pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) no final do mês de setembro.
A proposta quer acelerar a realização dos principais exames e biópsias que identificam o câncer em pacientes com suspeita da doença, como forma antecipar o tratamento e garantir melhores resultados.
Segundo o deputado Doutor Wilson Batista, que também é médico na Fundação Cristiano Varella, o objetivo da proposição é aumentar as chances de cura com o diagnóstico precoce. "A alta mortalidade por câncer no Brasil se dá pelo tempo que o paciente demora para descobrir a doença. A literatura médica mostra que, em grande parte dos casos, quanto mais cedo é feito o diagnóstico, maiores são as possibilidades de cura, e é isso que queremos", enfatizou do parlamentar.
O projeto agora segue para a Comissão de Saúde da ALMG. (Foto: Clarissa Barçante)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE