O encontro serviu para sanar dúvidas, ampliar conhecimentos sobre a doença e falar da realidade da mulher
Download
A 6º Subseção da OAB em Cataguases realizou na noite desta quinta-feira, 8 de outubro, na Casa do Advogado, como parte das ações do Outubro Rosa, um encontro de mulheres para falar sobre prevenção ao câncer de mama. A médica ginecologista e especialista em sexualidade humana, Maria Ângela Girardi e Ana Carolina Damasceno, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher foram as convidadas para tratar o tema que abordou também a violência doméstica e familiar em Cataguases.
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade. Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. A iniciativa se espalhou pelo mundo e este ano, em Cataguases, vem sendo a campanha mais participativa segundo revelou Maria Ângela.
No bate papo com as advogadas e mulheres ligadas ao Direito, à justiça e à Ordem dos Advogados do Brasil em Cataguases Ana Carolina Damasceno foi a primeira a explicar o trabalho desenvolvido pela equipe que coordena na Casa de Maria, um Centro de Referência de Proteção e Inclusão Social de Mulheres. Ela falou sobre violência doméstica e familiar e seus tipos, o que fazer, como denunciar e as condutas para se proteger destas violências. A conversa foi bastante aberta e produtiva e serviu para que advogadas conhecerem um pouco mais da realidade do municipio.
A médica Mária Ângela abordou o tema prevenção, revelando que o câncer de mama é o segundo de maior incidência e o maior em mortalidade na mulher. E também falou sobre os métodos mais importantes para o diagnóstico precoce como o exame clínico feito pelo profissional de saúde, a mamografia e o autoexame realizado dentro do conceito do autocuidado, buscando envolver a mulher no vuidado da saude de suas mamas. Ao Site ela elogiou a iniciativa da OAB Cataguases em abordar o tema e "abraçar" a campanha Outubro Rosa. "É muito importante que todos se conscientizem sobre a importância da prevenção, pois é ela que vai contribuir significativamente na redução dos casos de cãncer de mama no país", disse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE