Em 03/10/2015 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Palestras abrem, em Cataguases, a campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer

Cláudia e sua filha Bárbara, pouco antes do início da palestra no Centro Cultural Humberto Mauro

Cláudia e sua filha Bárbara, pouco antes do início da palestra no Centro Cultural Humberto Mauro

Download
Outubro é mês de lembrar, em especial, a importância da prevenção contra câncer de mama e, no mundo todo, diversas entidades realizam ações em torno do assunto, com palestras e campanhas que visam conscientizar a população, principalmente as mulheres, sobre essa doença que faz muitas vítimas, mas pode ser vencida com tratamento adequado, sobretudo, se diagnosticada precocemente. Neste mês, grandes edificações são iluminadas de rosa, cor símbolo da campanha, e as autoridades em Saúde se mobilizam, junto com profissionais do setor, formando grandes equipes imbuídas de levar ao público informações verdadeiras acerca do tema. 

Em Cataguases, a programação do Outubro Rosa começou logo no primeiro dia do mês, às 19h, com uma conversa ministrada pelo médico Vinícius da Costa Klein, responsável pelo atendimento oncológico no Município. No Centro Cultural Humberto Mauro, ele explanou sobre as inovações do tratamento contra o câncer de mama e, segundo destacou a coordenadora do evento, Cláudia Cerqueira, o médico abraçou a campanha desde a primeira edição realizada em 2011, sendo considerado uma referência na programação.

Conforme destacou Cláudia, o próximo encontro no âmbito do Outubro Rosa em Cataguases acontecerá no dia 15, também no Centro Cultural Humberto Mauro, às 19h, quando diversos profissionais que dão suporte ao tratamento do câncer de mama vão se pronunciar. "Nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, enfermeira, assistente social, enfim, esse grupo de profissionais fará uma mesa redonda para falar o que deve ser feito com o paciente de câncer de mama no pós-operatório", destacou a coordenadora do evento, acrescentando que, no dia 30, o encerramento do Outubro Rosa acontecerá no Centro de Convivência da Terceira Idade.

imageNessa ocasião, Cláudia fará o lançamento do livro que escreveu contando sua história desde quando recebeu o diagnóstico de câncer. Funcionárias dos Correios, Cláudia considera que realizar a campanha Outubro Rosa é fundamental para que as pessoas tomem ciência de que "o câncer de mama não é um bicho de sete cabeças" e, quando diagnosticado, deve ser encarado com determinação e ânimo, porque "nós temos mil e duas maneiras de lidar com esse problema", frisou, ao lado de sua filha Bárbara Vitória Cerqueira dos Santos Costa.

Sobre a prevenção, a coordenadora desta iniciativa vinculada ao Outubro Rosa em Cataguases reiterou que a campanha também faz a diferença porque leva informação à população. Cláudia ainda falou que decidiu promover esses eventos como forma de gratidão a Deus que a concedeu graças de não precisar fazer quimioterapia nem radioterapia em seu tratamento que já está no 5º e último ano. "A importância é prevenir e alertar. Teve o diagnóstico? Então vamos tratar, porque depois do câncer tem vida ainda", completou Cláudia, convidando o Executivo e o Legislativo de Cataguases e de outros municípios vizinhos a participarem da programação. (Fotos: Paulo Victor Rocha)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: Outubro rosa, câncer, prevenção, campanha, conscientização, médico,





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: