Em 25/09/2015 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Professores criam curso regular de Redação para estudantes do Enem e concursos

Gustavo Romanhol, Cíntia Cardoso e Marcela de Sousa, estão à frente do Aleia, curso de Redação

Gustavo Romanhol, Cíntia Cardoso e Marcela de Sousa, estão à frente do Aleia, curso de Redação

Download
Está chegando a Cataguases, Aleia, um curso que tem como objetivo ações cuja finalidade é desenvolver em seus alunos, o gosto pela escrita porque gostar de escrever não é inato. Aprende-se. Quem insiste em prescindir dela está fora do mundo profissional, emocional e socialmente. A partir desse conceito, surge Aleia – Oficina Criativa de Redação que visa aliar a escrita como sistema didático e como meio de autoconhecimento para possibilitar um posicionamento perante a vida profissional e escolar.

O curso é uma parceria entre Gustavo Romanhol engenheiro industrial, licenciado em Física, MBA em Gestão Estratégica e Inteligência em Negócios, e proprietário do Percurso; Marcela de Sousa, filósofa, licenciada em Filosofia e Sociologia e pós graduada em Língua Portuguesa, Redação e Oratória, professora de ensino médio e cursinhos pré-Enem e idealizadora do Aleia, e Cíntia Cardoso licenciada em Letras – Língua Portuguesa e Literatura e professora no ensino fundamental e cursinhos pré-Cefet, Coluni e Colégio Militar. 

Os três integram um projeto comum: formar pessoas com capacidade para usar a escrita (e a leitura, obviamente) nas mais diversas práticas sociais, com autonomia. O aluno será encantado com a possibilidade de se pronunciar através de uma escrita autoral. Quem é estimulado a escrever regularmente tem mais chance de adquirir este hábito e escrever melhor.

A oficina vai trabalhar semanalmente a criação, expressão e organização do pensamento por meio da produção de textos já que a sensibilidade adquirida através das palavras é um componente essencial à vida, devido aos benefícios que estas ferramentas trazem ao desenvolvimento, dos quais se destacam:

imageDifusão de ideias e informações; desenvolvimento do Eu como gestor do intelecto e facilitador da autocrítica; gestão da emoção e facilitação da psicoadaptação; resiliência, altruísmo e carisma; oficinas para o desenvolvimento e ganho nas relações sociais.

O curso terá duração de dois anos e vai começar na sexta feira, 02 de outubro. As turmas serão divididas por faixa etária (a partir dos 11 anos) e terão no máximo 12 alunos. Serão duas aulas semanais – uma de oficina criativa e outra de apoio pedagógico – ministradas consecutivamente por uma questão didática e funcional. Com aulas dinâmicas e lúdicas, tudo transcorrerá de forma natural, no ritmo da turma e de maneira interessante.

A edição de um livro com uma coletânea dos textos dos alunos irá coroar todo esse processo de evolução da escrita autoral trabalhados durante os dois anos, o que irá gerar prazer e autoconfiança. 

Esta proposta nasce da crença de que o sucesso futuro em vestibulares, Enem, concursos e carreira profissional, deve começar a ser trilhado no presente e dependerá da segurança emocional que essa garotada vai desenvolver agora. 

"No fundo, todos querem escrever por essa ser uma motivação natural de fazer com que a experiência individual de cada um se torne um meio de comunicação consigo próprio para depois estabelecê-la com o mundo."

Aleia foi criado para dar esse incentivo. As aulas serão ministradas na sede do Percurso, que fica ao lado da ponte "nova". Outras informações e esclarecimentos podem ser obtidos pelos telefones (whatsapp) 9989-6434/8869-3132/8706-0274. (Fotos: Divulgação)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: redação, aleia, curso, percurso, vestibular, concurso, escrita





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: