Zeca Junqueira e José Luiz Batista durante a abertura do evento na Câmara Municipal de Cataguases
Download
Com palestras, exposições e visitações, na última sexta-feira, 18 de setembro, aconteceu em Cataguases, no plenário da Câmara Municipal, o evento "Nossa Gente que Faz e Acontece", que integrou a "V Jornada Mineira do Patrimônio Cultural – Cidade, Regiões e Patrimônio". Nesse encontro, estiveram presentes dezenas de participantes, inclusive o secretário municipal de Cultura e Turismo, Zeca Junqueira, que prestigiou a iniciativa.
Segundo destacou o coordenador do Departamento Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Cataguases (DEMPHAC), José Luiz Batista, o evento aconteceu dentro dos objetivos propostos e "superou as expectativas iniciais de público" - conforme salientou para a reportagem do Marcelo Lopes - "o que enriqueceu ainda mais as atividades realizadas em torno do tema proposto", completou José Luiz.
Em sua avaliação ele destacou: "nós passamos a mensagem sobre a importância do sítio histórico de Cataguases. As pessoas entenderam isso e começaram a observar os fatos com outro viés, direcionando o olhar para o verdadeiro significado desse patrimônio para a história do Brasil. Assim puderam analisar a necessidade da preservação desse sítio histórico, aliada ao desenvolvimento da cidade", frisou o coordenador do DEMPHAC, avaliando o evento como positivo e, sobretudo, como um passo primordial para as futuras discussões do setor em Cataguases.
Dentro do mesmo evento, os participantes, orientados por Virgínia Ribeiro, visitaram acervos históricos de Cataguases e conheceram peças únicas, como várias guardadas pelo Educandário Dom Silvério. O passeio terminou no Horto Florestal, onde os convidados puderam confraternizar em contato com a natureza. Para José Luiz, essa Jornada foi mais uma etapa dentro da proposta de contínua discussão acerca do potencial do Município em relação a patrimônio e a outros tópicos afins.
"Na terça-feira da semana passada foi empossado o novo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, que é presidido por Zeca Junqueira. Possivelmente já na próxima semana, deveremos nos reunir para formular uma agenda positiva relacionada ao Patrimônio Cultural do Município, com proposições na área legislativa, de regulamentação e principalmente de recuperação desse nosso acervo histórico, especialmente o imobiliário", explicou o coordenador do DEMPHAC. (Fotos cedidas por José Luíz Batista)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE