Vereadores aprovaram convênio entre HSP e Prefeitura para Residência em Saúde da Comunidade
Download
O Hospital São Paulo (HSP), em Muriaé, vai oferecer curso de Medicina e de Residência Médica em várias especialidades. Um projeto de lei que possibilita o processo por meio de convênio entre o hospital e a prefeitura foi aprovado na reunião desta terça-feira (22), na Câmara Municipal, com a presença do diretor clínico do HSP e da Comissão de Residência, Carlos Eduardo Fellipe, e do diretor presidente da Unidocktor Consultoria Educacional, Mário Fernando Rodrigues.
O projeto, aprovado por unanimidade, autoriza o município, por intermédio da Secretaria de Saúde, a disponibilizar equipamentos públicos, serviços e programas para utilização no curso de Residência Médica do Hospital São Paulo, previsto para ter início em 2016, com a oferta inicial de 80 vagas por ano.
Para funcionar efetivamente a nova Faculdade de Medicina de Muriaé precisa atender à uma série de exigências do Ministério da Educação (MEC), entre elas, a oferta do curso de Residência em Saúde da Comunidade. E para tanto, a parceria com a prefeitura se mostra muito importante, tendo em vista toda a infra-estrutura que compõe o Programa Saúde da Família (PSF) que será utilizada na Residência. Em contrapartida, a Faculdade vai repassar 10% da sua receita aos cofres do município, e a verba será destinada aos PSF’s da cidade.
Durante a reunião, o diretor presidente da Unidocktor, Mario Fernando Rodrigues, afirmou que além das residências, o HSP também ofertará 85 vagas para o Curso de Graduação em Medicina, com funcionamento previsto para o ano de 2017, mas disse que este preso é apenas uma previsão, pois o trâmite do processo é de responsabilidade exclusiva do MEC.
Segundo ele, a criação da faculdade foi possível graças à política de expansão de vagas de medicina inclusa no Programa "Mais Médicos" do Governo Federal, que permite a abertura de cursos de medicina em hospitais do Brasil.
Já o diretor clínico do HSP, o médico Carlos Eduardo Fellipe, destacou que atendendo aos requisitos do MEC, o Hospital São Paulo passou por uma ampla reforma, incluindo mais leitos e ampliação do espaço físico. "Hoje o hospital oferece cinco leitos para cada vaga disponível no curso, um total de 427 leitos", complementou.
De acordo com o médico, o sexto andar será inaugurado em breve e a vinda da nova faculdade para a cidade só vai trazer benefícios. Além do fato de que o dinheiro das mensalidades também será empregado na aquisição de novos equipamentos, reformas e melhorias no hospital, 80 médicos trabalharão em Muriaé, durante todo o período do curso.
A documentação sobre o convênio vai ser encaminhada ao Ministério da Educação até esta sexta-feira (25), para prosseguimento do processo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE