Em 23/09/2015 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

FIC-Unis capacita profissionais para usarem as Metodologias Ativas

Juliana Iennaco com as graduandas do 6º período de de Pedagogia da FIC-Unis

Juliana Iennaco com as graduandas do 6º período de de Pedagogia da FIC-Unis

Download
As Faculdades Integradas de Cataguases – Grupo Unis – investem no conhecimento de seus docentes e, graças a uma parceria com o Programa Acadêmico e Profissional para as Américas, afiliado a Universidade de Harvard, vários professores da instituição vêm participando de novas capacitações que destacam como relevante o uso das Metodologias Ativas nos processos de ensino-aprendizagem.
 
No âmbito desses estudos, os primeiros resultados já começam a surgir, segundo destaca a gestora do curso de graduação em Pedagogia, Juliana Ienacco, lembrando que, ao trazer informações atualizadas sobre as Metodologias Ativas, os professores do Grupo Unis contribuem para que seus graduandos se tornem multiplicadores dessas práticas que, se executadas, podem alcançar diversos níveis da sociedade, difundindo-se inclusive nas escolas de Cataguases e região.
 
"As Metodologias Ativas são uma coleção de práticas em que o aluno constrói o próprio conhecimento através de constatações individuais e coletivas, diálogos e estudos. O aluno se torna partícipe, ativo, ele abandona a condição passiva, e vivencia o processo", ressalta Juliana, lembrando que, dessa forma, é possível alcançar um nível maior de aprendizado.

Sobre os materiais utilizados para trabalhar com as Metodologias Ativas, a gestora explica que eles podem ser feitos a partir de elementos simples, de acordo com a criatividade e a proposta da atividade ou do projeto implementado junto aos alunos. Juliana sublinha que as Metodologias Ativas já estão sendo levadas para as escolas públicas de Cataguases, por meio dos estágios realizados por graduandos do 6º período de Pedagogia, dentre os quais João Carlos Silva Santos, Luani Borges Carneiro e Polyana Moroni Ferreira Gonçalves.

imageRecentemente esses acadêmicos ministraram aula no Ensino Fundamental da Escola Estadual Coronel Vieira e, trabalhando Matemática, História, Geografia, entre outras disciplinas, aplicaram as Metodologias Ativas, através de Quizes, Dinâmica GV-GO (Um grupo verbaliza e o outro observa), Verdadeiro ou Falso (com placas indicativas e justificativa e argumentação das respostas), resolução de problemas, etc. Todos avaliaram a experiência como positiva, principalmente pelo comportamento dos estudantes que se viram mais inseridos dentro do ensino-aprendizado.
 
"O envolvimento dos alunos foi ótimo, todos participaram com dedicação", destacou João Carlos, tendo suas palavras reforçadas pelas duas colegas de classe. Para Juliana, todos esses conhecimentos e experiências adquiridos a partir da utilização e do estudo das Metodologias Ativas valorizam ainda mais a formação acadêmica dos graduandos e dos professores das Faculdades Integradas de Cataguases.
 
"Principalmente o professor que é pedagogo, por natureza de sua própria formação, aprende técnicas de ensino que são mais favoráveis ao aluno, mas com as Metodologias Ativas acho que foi dado um novo ânimo a todos os docentes. Tem um grupo fazendo a capacitação e aí vamos contagiando os colegas e também os graduandos, que começam a se interessar, a buscar novas informações e a praticar (...). E essa efetivação da aprendizagem é tudo que o professor quer", diz a gestora do curso de Graduação em Pedagogia do Grupo Unis. (Fotos: Paulo Victor Rocha)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: FIC-UNIS, pedagogia, acadêmicos, metodologias ativas, aprendizagem, ensino





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: