Alunos fizeram diversas atividades durante todo o evento
Download
No último sábado, 19 de setembro, as escolas públicas da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais realizaram a "Virada da Educação", com objetivo de debater e refletir sobre estratégias que possam deixar as instituições escolares mais atrativas para a juventude, propiciando até mesmo o retorno daqueles estudantes que, desestimulados, abandonaram os estudos antes da conclusão do Ensino Médio. Em Cataguases, na Escola Estadual Professor Clóvis Salgado, esse evento mobilizou professores, alunos e demais membros da comunidade escolar e, durante toda manhã, os participantes foram envolvidos em várias abordagens sobre o assunto proposto.
Depois da abertura realizada pela diretora Luciana Pinholi, estudantes do Ensino Fundamental apresentaram momentos culturais e, logo após, a professora Karina coordenou dinâmica que possibilitou um olhar diferenciado sobre o que pensam os professores e a comunidade escolar em relação aos alunos, e vice-versa. Em seguida, houve bate papo com "Café Literário" e, por fim, foi a vez do palestrante Sérgio Gouvêa, vice-prefeito do município, transmitir sua mensagem, cujo foco principal foi a necessidade de todos cultivarem a paz. Enquanto tudo isso aconteceu, também foi promovido o "Torneio Interclasse de Futsal", que movimentou a quadra da instituição.
Para Luciana, "este evento é superimportante, pois, além dos debates em torno do papel da escola como fundamental na formação dos jovens, também é momento de buscar o resgate daqueles que abandonaram os estudos. Então abrimos o portão da escola e fizemos com que cada aluno frequente trouxesse para a ‘Virada da Educação’ um colega ou conhecido que está desestimulado com os estudos", ressaltou a diretora, lembrando que o apoio de toda a comunidade escolar é essencial para esse resgate.
A analista da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina, Krissant Silva Fourakis, também destacou o momento como sendo de extrema importância para a Educação em Minas Gerais e, sobre o trabalho da Clóvis Salgado, elogiou a programação, sublinhando a participação de pais, alunos, professores, supervisores, auxiliares e diretores. "Pela adesão que observamos, a expectativa é a de que se consiga buscar os meninos que estão fora e cultivar a permanência de todos até a conclusão dos estudos", acrescentou ela.
Veja mais fotos na galeria abaixo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE