José Luiz Batista, coordenador do DEMPHAC, e um dos organizadores do evento
Download
Nessa sexta-feira, 18 de setembro, Cataguases realiza, no Plenário da Câmara Municipal, o evento "Nossa Gente que Faz e Acontece", evento da "V Jornada Mineira do Patrimônio Cultural – Cidade, Regiões e Patrimônio". A abertura está prevista para as 8h e, em seguida, será apresentada uma exposição a respeito do potencial do Patrimônio Cultural do Município, orientada por José Luiz Batista, coordenador do Departamento Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Cataguases (DEMPHAC).
Logo após, os participantes sairão em visita monitorada pela coordenadora de Educação Patrimonial do Município, Virgínia Batista, passando de trenzinho pelos principais pontos turísticos de Cataguases, para que possam ter "um novo olhar sobre o que é nosso", conforme destaca a organização do evento.
Este encontro, promovido dentro da Jornada Mineira, será realizado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, com parceria do Governo do Estado e da Prefeitura de Cataguases. Conforme ressaltou José Luiz, o objetivo é fazer com que a população reconheça o valor e o significado que o Patrimônio Cultural de Cataguases possui, inclusive como um instrumento para gerar riqueza.
"Será momento de mostrar o trabalho da Educação Patrimonial feito em Cataguases e oportunidade também para discutirmos ações futuras para o setor. E o que a população ganha com isso? Ela vai redescobrir o que se pode ganhar. Essa é a grande incógnita! O que a cidade pode tirar de proveito com o seu Patrimônio não só em termos culturais mas também econômicos? Nós queremos mostrar que Cataguases, a exemplo de outras cidades históricas, pode ganhar muito mais", concluiu o coordenador do DEMPHAC.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE