Os livros ficam à disposição dos passageiros em sacolas pendurados nos bancos
Download
Com o aumento do uso da tecnologias e das redes sociais, disseminar o hábito de ler livros pode ser uma tarefa difícil. Mas se depender de um projeto de uma empresa de transporte coletivo em Leopoldina, a pratica vai continuar a ser incentivada. Por sugestão de um passageiro, há três meses sacolas com livros são deixadas nos 11 ônibus que fazem o transporte na cidade. O objetivo é que, durante as viagens, os usuários conheçam uma nova leitura.
"Começamos a observar que durante as viagens os passageiros ficavam mais nas redes sociais ou mexendo no celular. Então um morador aqui da cidade nos deu a ideia de disseminar o hábito da leitura, através do projeto 'Esqueça um livro no ônibus'. Nós gostamos demais da ideia e resolvemos adotá-la", contou a gerente da empresa Viação Leopoldinense, Vanira Valverde.
As sacolas com livros são penduradas nos bancos, aí os usuários do transporte podem leva-los para casa e quem quiser também pode deixar livros no mesmo local. Tudo começou com Wellington Carvalho que sugeriu a administração da empresa para que pudesse "esquecer" livros nos coletivos.
"Sou amante dos livros e uso o transporte diariamente. Depois de ver na internet que pessoas estavam deixando livros em locais públicos sugeri para a empresa e deu certo. Eu já deixei cerca de dez livros pelos ônibus 'esquecidos' ali para que outros encontrem, e assim continuem passando a ideia adiante. Os livros podem ficar com as pessoas ou então, depois de lerem, podem repassar. Costumo deixar com um bilhete para que a pessoa possa entender que pode pegar o livro pra ela", explicou o wedsigner.
A Viação Leolpodinense informou que o projeto continuará por tempo indeterminado nos coletivos. Além disso, a empresa pretende expandir a ideia para que as pessoas também possam 'esquecer' agasalhos nas sacolas dos ônibus.
"A ideia é promover a solidariedade, na época de baixas temperaturas muito gente passa frio e outros têm vários agasalhos sem uso dentro dos armários. Já que os ônibus é um local comum, por que não deixar um agasalho ali também. Estamos estudando para também incentivar a campanha 'esqueça um agasalho nos coletivos'", concluiu Vanira Valverde. (Foto; G1 Zona da Mata)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE