A Praça Rui Barbosa está em reforma e deve ser inaugurada no dia 7 de setembro
Download
Cataguases comemora, no próximo 7 de setembro, seu aniversário de 138 anos de fundação e, além do tradicional momento cívico, a programação das festividades no Município prevê a realização de diversos shows musicais para animar a população neste feriado que também é de celebração pela "Independência do Brasil". A abertura das solenidades está programada para as 7h30, em frente ao Paço Municipal, com presença de autoridades civis e militares, além de convidados.
Em seguida, acontecerá o tradicional desfile cívico que vai levar milhares de pessoas à Avenida Astolfo Dutra, onde também se apresentarão as bandas "Groove Trio", "Mumm-rá" e "Stone Age", conforme destacou o secretário Municipal de Cultura e Turismo, Zeca Junqueira. Segundo ele, as comemorações do dia 7 de setembro continuarão à noite, quando a Praça Rui Barbosa deverá ser reinaugurada, com descerramento de placa e shows do Coral do Sicoob Coopemata e do Grupo Aero em parceria com a Banda Princesa Leopoldina.
Zeca Junqueira disse que está na expectativa para receber, no aniversário de Cataguases, a visita do secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Mário Henrique Caixa (PC do B), mas destacou que ainda não recebeu a confirmação da vinda do político ao Município. "A visita do secretário de Estado de Turismo seria ótima também para falarmos sobre demandas da Pasta", ressaltou Zeca Junqueira que, animado, tornou a comentar a reforma da Praça Rui Barbosa.
"Neste ano estamos comemorando o 7 de setembro ainda mais felizes porque teremos a nossa Praça Rui Barbosa reformada. Ela é um patrimônio importantíssimo e passa por sua primeira revitalização graças a um acordo feito entre o IPHAN e a construtora Entre Rios, reiterou o secretário de Cultura e Turismo de Cataguases.
Embora a reinauguração da Praça Rui Barbosa esteja na programação do aniversário da cidade, a construtora responsável pelas obras ainda não recebeu oficialmente essa informação, conforme revelou o encarregado Bruno Valério Gonçalves. Zeca Junqueira frisou que está acompanhando as obras na Praça e disse que elas estão sendo executadas "com muito carinho e capricho, de forma exemplar pela Entre Rios".
Escritor lança "Pequena História da Fundação de Cataguases" No dia 5 de setembro, sábado que antecede o aniversário de Cataguases, o escritor Joaquim Branco Ribeiro Filho vai dar um presente para o Município, lançando o seu mais novo livro, intitulado "Pequena História da Fundação de Cataguases". O evento será realizado a partir de 19h30, na Biblioteca Municipal, localizada na Praça Chácara Dona Catarina.
Com ilustração de Glória Barroso, a obra é uma pequena história sobre os primórdios de Cataguases, quando ainda faziam parte do município várias cidades de hoje como Itamarati de Minas, Laranjal, Santana de Cataguases, Miraí, Astolfo Dutra. Segundo o autor, o livro leva ao leitor "os primeiros e mais importantes episódios de nossa história, desde a existência das povoações indígenas da região, a vinda dos aventureiros à procura de pedras preciosas, dos primeiros militares, bem como o assentamento da vila, os festejos comemorativos, a chegada do trem, a construção dos prédios municipais, as eleições e muitos outros", explicou entusiasmado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE