Download
Cataguases vai às urnas em outubro para eleger os cinco integrantes titulares do Conselho Tutelar. A cada quatro anos eles são eleitos pelo voto direto e popular, nos mesmos moldes de uma eleição de prefeito e vereador, elegendo aqueles que obtiverem mais votos. A organização deste pleito é feita pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA - que é presidido em Cataguases por Murilo Matias de Souza.
Neste domingo, 23 de agosto, ele fez publicar no jornal oficial do município, "Cataguases", as Resoluções número 018/2015 e 019/2015. A primeira, divulga oficialmente os candidatos inscritos e aptos a participarem do Processo Seletivo do Conselho Tutelar de Cataguases". Já a segunda, reestrutura aquele Conselho. Os candidatos que iniciam o processo visando participarem da eleição direta para se tornarem conselheiros tutelares de Cataguases, constantes na Resolução nº 018/2015 são:
- Adriana de Andrade Dutra
- Ana Lúcia de Oliveira Rodrigues
- Bruno Rodgers Medeiros da Silva
- Daiana da Silva
- Edson Fernandes Reis
- Eduarda Nayara Ventura da Silva
- Elionay Morais da Silva
- Érica Serafim Militão de M. Nóbrega
- Érika Soares Ferreira
- Fábio de Paula Novaes
- Fernanda do Carmo Campos
- Flávia da Conceição Duarte Pina
- Graziela Barros de Moura
- Hacassia Lúcia da Silva Basílio
- Márcia Cristina da Silva Lobo
- Sebastião Gabriel
Antes da eleição direta estes candidatos são submetidos a provas escritas e de Redação que vão acontecer nesta terça-feira, 25 de agosto, às 19 horas, na Escola Municipal Antônio Amaro. No dia 2 de setembro eles também serão avaliados em um teste psicológico, em local e horário a serem divulgados posteriormente. As duas provas são eliminatórias. Segundo o Artigo 10 da Resolução nº 019 do CMDCA, "a condução do processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar local" será delegada "a uma comissão especial, a qual deverá ser constituída por composição paritária entre conselheiros representantes do governo e da sociedade civil, observados os mesmos impedimentos legais previstos no art. 14 desta Resolução".
Os aprovados neste processo seletivo vão disputar os votos da população cataguasense que poderá votar no seu candidato preferido (o voto é facultativo) no dia 4 de outubro, de 8h às 17h, na Escola Municipal Antônio Amaro. A eleição é fiscalizada pelo Ministério Público e a posse dos conselheiros tutelares eleitos acontecerá no dia 10 de janeiro de 2016. O Conselho Tutelar é o órgão municipal de defesa dos direitos da criança e do adolescente. (Foto ilustrativa e informações do Jornal "Cataguases" de 23/08/2015)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE