Download
Cataguases imunizou contra a Poliomielite 2.023 crianças na primeira semana desta Campanha Nacional de Vacinação 2015. Segundo destacou Sirlane Garcia Cardoso, coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, esse número corresponde a 58,54% do total de 3.456 doses estimado para ser distribuído neste Município cuja objetivo é atingir pelo menos 95% de cobertura vacinal.
A imunização contra a Poliomielite, doença conhecida também pelo nome de Paralisia Infantil, está disponível nos postos de saúde públicos de Cataguases e na Policlínica Municipal até o próximo dia 31, sendo destinada para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade. De acordo com Sirlane, a expectativa é a de que a procura pela vacina aumente nessa última semana da Campanha, e, caso isso se confirme, o Município poderá atingir sua meta, estipulada pelo Ministério da Saúde.
"Como é de costume, parte do público alvo preconizado para receber a vacina só deverá comparecer ao posto nos últimos dias da Campanha, mas independente disso, o fundamental é que sejam vacinadas todas as crianças dentro da faixa de idade prevista", ressaltou Sirlane, lembrando que, além da imunização contra a Paralisia Infantil, também está sendo realizada a Campanha de Multivacinação, que objetiva atualizar o calendário de vacinação do mesmo público alvo.
A Poliomielite é uma doença infectocontagiosa e a única forma de prevenção se dá por meio da vacinação. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia permanente ou transitória, principalmente nos membros inferiores. "Assim como essa, outras doenças também podem ser prevenidas através de imunização e, por isso, é importante que os pais ou responsáveis mantenham a carteira de vacinação de suas crianças em dia, começando por estas campanhas que estão ocorrendo", concluiu a coordenadora de Imunização.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE