O Grupo atuou em frente à Caixa Econômica Federal na manhã do último sábado
Download
O grupo "Acessibilidade Já!" realizou, na manhã deste sábado, 15 de agosto, blitz educativa para reafirmar junto à sociedade cataguasense a importância de se respeitar os direitos das pessoas que necessitam de condições especiais de mobilidade. Com apoio da Polícia Militar através dos sargentos Wanderson e Vilela, foram montados dois postos da campanha, próximos à Praça Santa Rita e à Caixa Econômica Federal, onde condutores de veículos e transeuntes receberam panfletos e informações acerca do assunto. A Catrans também deu respaldo aos trabalhos do grupo e, ao fim do movimento, os organizadores o avaliaram como positivo.
Conforme destacou Renata Portela, integrante do "Acessibilidade Já!" desde sua fundação, em um ano de atividades, o grupo já obteve várias conquistas, como, por exemplo, a reformulação do número, do tamanho e da sinalização das vagas de estacionamentos para deficientes e idosos. "Mas de nada vale esse nosso esforço se a população não tiver respeito, e é por isso que estamos realizando essa blitz pela segunda vez, levando aos transeuntes e condutores de veículos a importância da conscientização de todos", ressaltou Renata.
Para Maria Valéria Matos, que também integra o grupo, "abraçar esta causa que o ‘Acessibilidade Já!’ defende é fundamental para que todos prestem atenção em atitudes que podem melhorar a vida das pessoas com deficiência, idosas, gestantes e de todas aquelas que enfrentam dificuldades para se locomover pela cidade. Falo isso não só porque tenho um filho deficiente, mas também por saber o quanto é importante levantar essa bandeira em prol de melhores condições de acessibilidade", acrescentou Valéria que é professora e compareceu à blitz junto com várias de suas alunas sensíveis à causa.
Segundo reiterou José Wellington, conhecido pelos amigos como Zé Piu, com a recente alteração na legislação, as multas e punições para quem desrespeitar as vagas de estacionamentos privativas para deficientes físicos e idosos ficaram mais duras e isso deverá coibir um pouco mais os maus condutores. "Contudo, a educação, o diálogo e a fiscalização são ainda os instrumentos mais fortes para conseguirmos o respeito dos motoristas com relação a essa e a outras questões que envolvem os trabalhos do "Acessibilidade Já", destacou Zé Piu, lembrando que o grupo já conta com parceria de várias instituições e autoridades, além do respaldo de mais de 5 mil apoiadores. (Fotos: Paulo Victor Rocha)
Veja mais fotos da blitz educativa na galeria abaixo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE