A criança pode ser vacinada nos postos de saúde ou na policlínica municipal
Download
Neste sábado, 15 de agosto, começou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, em todo o país com a expectativa de imunizar cerca de 12 milhões de crianças com idade de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias, público-alvo preconizado pelo Ministério da Saúde.
Em Cataguases, a mobilização em torno da vacina começou cedo e as doses estão sendo disponibilizadas nos postos antigos postos de saúde, hoje ESF – Especialidades de Saúde da Família - e na Policlínica Municipal até as 16 horas, conforme destaca a coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde, enfermeira Sirlane Garcia Cardoso, acrescentando que a vacinação será realizada até o dia 31 de agosto, com a meta de distribuir pelo menos 95% das 3.456 doses estimadas para o município.
Segundo revela Sirlane (na foto aplicando a vacina), este primeiro dia da campanha é momento de mobilização nacional contra a Poliomielite e, por isso, o movimento nas unidades de vacinação deve ser relevante. "A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacinação. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia permanente ou transitória, principalmente nos membros inferiores. Por isso, a proteção que a vacina oferece é de grande importância para a criança", ressalta a coordenadora de Imunização.
Sirlane ainda acrescenta que, junto com a campanha de vacinação contra a Poliomielite, também se inicia a Campanha de Multivacinação, cuja finalidade é atualizar o esquema vacinal das crianças de até 5 anos de idade. Por isso, a enfermeira reitera que a caderneta de vacinação da criança deve acompanhá-la no ato da imunização, a fim de que o profissional da Saúde possa avaliar se existem outras vacinas que precisam ser ministradas. (Foto: Paulo Victor Rocha)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE