A Vigilância Sanitária quer acabar com esta cena em pleno calçadão
Download
A Vigilância Sanitária em Cataguases está chamando atenção dos moradores e comerciantes do Calçadão para não depositarem lixo fora dos horários de coleta. Segundo informou à reportagem do Site do Marcelo Lopes a coordenadora daquele órgão no município, Roseli Batista Ferreira, "é dever do município efetuar a coleta do lixo regularmente, mas é também obrigação do cidadão colocar o seu lixo próximo do horário em que o caminhão de coleta passa no seu endereço", afirmou.
Roseli diz que o Código Sanitário Municipal de Cataguases (Lei número 2272/93 e o Decreto 2579/98 determinam que o lixo não pode ser depositado no solo, nem queimado ao ar livre, bem como também não pode ser lançado em águas de superfície e é "terminantemente proibido" ser acumulado em terrenos ou habitações, porque podem trazer malefícios à saúde e ao bem-estar coletivo ou do indivíduo, acrescentou a coordenadora da Vigilância Sanitária.
No caso específico do Calçadão, Roseli Batista, revela que a coleta de lixo é feita no local "duas vezes por dia, sendo a primeira às 8:30 horas e a segunda às 18:30 horas. Portanto, moradores e comerciantes podem se organizar e agendar para colocar seu lixo no local de coleta próximo desses dois horários para evitar o acúmulo de detritos naquele ponto central da cidade", explicou. Ela acrescenta lembrando a legislação sanitária que se não cumprida "configura infração sanitáriae torna passível a autuação e instauração de Processo Administrativo Sanitário com penalidades descritas no Código Sanitário", concluiu.
A Vigilância Sanitária, informa Roseli, vai intensificar ações no sentido de conscientizar a população para não colocar o seu lixo na rua fora dos horários de coleta. "Todos podem colaborar para a cidade ficar mais limpa e uma das ações mais simples de fazer é esta: levar lixo para ser recolhido pelo caminhão na hora em que ele for passar", recomenda. Para facilitar esta tarefa a Secretaria de Serviços Urbanos está preparando uma tabela com os horários de coleta nos bairros da cidade que deverá ser amplamente diulvagada a partir de agosto. (Foto: Paulo Victor Rocha)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE