Em 06/07/2015 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Semana do Carmo 2015 aborda o Ano Internacional da Luz

A Semana do Carmo está sendo lançada hoje e irá movimentar o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio numa saudável competição entre as turmas.

A Semana do Carmo está sendo lançada hoje e irá movimentar o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio numa saudável competição entre as turmas.

Download
O Ano Internacional da Luz e das Tecnologias baseadas em Luz (AIL2015) foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas para mostrar aos cidadãos de todo o mundo a importância da luz e das tecnologias óticas nas suas vidas, no seu futuro, e no desenvolvimento da sociedade. O Colégio Carmo de Cataguases viu nesta ação uma oportunidade única para inspirar, educar, e conectar a escola a um evento que está mobilizando a comunidade científica e educativa mundial. Desta forma, a "Semana do Carmo 2015" está sendo lançada hoje e irá movimentar o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio numa saudável competição entre as turmas.

O tema, que estava guardado em segredo pela comissão organizadora, está sendo apresentado nesta segunda-feira, 6 de julho, aos estudantes, juntamente com o regulamento da competição, para que pesquisem sobre o assunto desde já. As turmas começam também hoje a movimentar a comunidade local para participar da Gincana Solidária, em que arrecadam alimentos não perecíveis e materiais de higiene e limpeza para as instituições assistenciais de Cataguases. 

A abertura oficial da "Semana do Carmo 2015 no Ano Internacional da Luz" será na quarta-feira, 8 de julho, às 7h, quando serão distribuídas as tarefas para as equipes. Todas terão até sexta-feira para desenvolver o que está sendo proposto. As atividades têm tanto um cunho científico, de pesquisa e demonstrações experimentais, quanto cultural, envolvendo apresentações de poesia, música, teatro, pintura, fotografia e produção audiovisual. A comunidade está convidada a ir à escola para assistir ao encerramento do evento, na sexta-feira, 10 de julho, a partir das 18h, quando os estudantes apresentam suas criações. 

A Semana do Carmo é considerada a aula magna da escola. Segue um modelo que vem sendo apreciado por pedagogos do mundo inteiro, da educação por projetos. A temática escolhida recebe uma abordagem interdisciplinar, em que todos os professores são envolvidos na orientação dos trabalhos. As turmas têm, especialmente nesta semana, autonomia para pesquisar, criar e expressar suas ideias. A competição estimula os participantes a se unirem, pois uma equipe colabora com a outra em cada turma e o prêmio vai para a turma toda. Os alunos se dedicam a fim de apresentar da melhor forma possível. 

"Todos os anos, somos premiados com apresentações belíssimas dos nossos alunos. A Semana do Carmo é o principal evento científico e cultural da nossa escola, e neste ano, nossa expectativa é a melhor possível. A oportunidade de abordar a temática sobre a luz vai além das referências históricas, físicas e químicas, pois a luz inspira também os filósofos, artistas e religiosos", afirma a Diretora Pedagógica do Carmo, Cecília Poyares, que durante muitos anos lecionou a disciplina de Física na escola.

imageSaiba mais sobre o Ano Internacional da Luz
As Nações Unidas destacaram cinco datas históricas com particular pertinência para o estudo da luz, que deverão ser celebradas neste ano de 2015:

Há mil anos, em 1015, o árabe Ibn Al Haytham escreveu o primeiro "Livro de Óptica".
Há 200 anos, em 1815, o francês Augustin-Jean Fresnel apresentou a sua teoria sobre a natureza ondulatória da luz.
Há 150 anos, em 1865, o britânico James Clerk Maxwell publicou a sua teoria de electromagnetismo, afirmando que a luz era composta por ondas electromagnéticas.
Celebra-se este ano também o centenário da publicação por Albert Einstein da teoria da Relatividade Geral, apresentando a luz no espaço-tempo e 110 anos da explicação do efeito fotoelétrico, também de Einstein.
Há 50 anos, em 1965, os norte-americanos Arno Penzias e Robert Wilson descobriram a chamada radiação cósmica de fundo, a luz mais antiga do cosmos que corresponde ao nascimento dos átomos.
Há 50 anos, o norte-americano Charles Kao apresentou a tecnologia da fibra óptica.

O Ano Internacional da Luz é um projeto de divulgação científica multidisciplinar e educativo que envolve mais de 100 parceiros de 85 países, com a Unesco. Dentre os objetivos do projeto, estão: promover as tecnologias da luz como fator de melhoria de qualidade de vida no mundo, reduzir a poluição luminosa e o desperdício de energia, promover o envolvimento dos jovens na ciência e na educação e promover o desenvolvimento sustentável.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Luciana Mendonça de Melo

Fonte: Assessoria de Comunicação do Colégio Carmo

Tags: luz, Carmo, Colégio, alunos, estudo, acadêmico





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: