Representantes de quinze municípios participaram da Conferência
Download
Nesta quinta-feira, 2 de julho, Cataguases sediou a Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável da Zona da Mata I, que contou com a presença de representantes de treze municípios e abordou o tema "Comida de Verdade no Campo e na Cidade: por Direitos e Soberania Alimentar". O evento foi realizado no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora do Rosário, na Vila Domingos Lopes, e teve início às 8h30, se estendendo até às 17h, quando, ao fim dos trabalhos, foram eleitos os quatorze delegados que, em agosto, representarão a região na Conferência Estadual, em Belo Horizonte.
No período da manhã foram ministradas palestras que nortearam os debates estabelecidos a partir de quatro eixos temáticos. O momento também foi de formulação de propostas para serem apresentadas na Conferência Estadual e, para otimizar as discussões, os participantes se dividiram em quatro grupos, ficando cada equipe com um eixo temático debatido.
Conforme destacou Anaína Pires, representante da Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável da Zona da Mata I, o objetivo da Conferência é ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, garantindo a todas e a todos o direito humano à alimentação adequada e saudável, assegurando a participação social e a gestão intersetorial no Sistema, na Política e no Plano Regional de Segurança Alimentar e Nutricional.
Anaína (foto ao lado), que é integrante do Conselho Estadual de Segurança Alimentar, também destacou, juntamente com o vice-coordenador da Comissão Regional Geraldo Luiz Campos Ribeiro, que os debates desta Conferência foram muito positivos e deles surgiram propostas relevantes. "Cataguases está atento a essas discussões e, nesse sentido, mantemos o Conselho Municipal de Segurança Alimentar há quase dez anos. Agora, no final de junho, realizamos a primeira Conferência Municipal e, neste momento, temos a oportunidade de sediar a Conferência Regional. Isso nos deixa ainda mais animados, principalmente porque a conferência é um mecanismo pelo qual a comunidade pode se expressar e propor políticas públicas sobre o assunto", completou a conselheira.
Veja, a seguir, os eixos temáticos debatidos nesta Conferência Regional.
Eixo 1: Comida de verdade: avanços e desafios para a conquista da alimentação saudável. adequada, solidária e sustentável e da soberania alimentar de Minas Gerais por meio da adoção de estratégias intersetoriais que garantam o alcance das Políticas Públicas da SANS.
Eixo 2: Debater as Políticas Públicas enquanto garantia do Direito Humano à Água: perspectivas e desafios.
Eixo 3: Consolidação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável em Minas Gerais.
Eixo 4: Cultura Alimentar Tradicional dos Povos e Comunidades Tradicionais: produção, beneficiamento, acesso, transporte, racismo e criminalização.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE