Zeca Junqueira falou sobre a nova realidade que a Cultura de Cataguases vai viver com o advento do Plano Municipal de Cultura
Download
Na manhã desta sexta-feira, 26 de junho, Cataguases realizou sua Conferência Municipal de Cultura, reunindo dezenas de artistas, produtores culturais e autoridades municipais de setores relacionadas ao assunto. O evento aconteceu no Salão Paroquial da Igreja Santa Rita, onde foi levado a público o Plano Municipal de Cultura que recebeu correções e emendas sugeridas pelos participantes, após amplo debate sobre os vários tópicos contemplados pelo documento apresentado no encontro.
Ao fim das discussões, o Plano Municipal de Cultura, com as devidas modificações, foi aprovado em assembleia que contou com mais de oitenta integrantes e, para o secretário municipal de Cultura e Turismo, Zeca Junqueira, "essa foi mais uma etapa importante na consolidação do Sistema Municipal de Cultura em Cataguases, porque o Plano Municipal de Cultura só tem validade com o aval da sociedade civil", destacou o gestor.
Ele também reiterou que o próximo passo agora é enviar o documento para a Câmara Municipal, o que deverá ocorrer até meados de julho, quando os vereadores votarão o Plano Municipal de Cultura em formato de Projeto de Lei que, uma vez aprovado, credenciará Cataguases para participar do Sistema Nacional de Cultura, através do qual será possível obter recursos para o financiamento cultural no Município.
"Estou muito feliz porque já temos o Plano Municipal de Cultura aprovado pelos artistas de Cataguases, que foram representados por aqueles que se fizeram presentes à reunião pública. Hoje a cultura tem voz em Cataguases e essa voz é principalmente dos artistas, que demonstraram empenho, fizeram intervenções, enfim, contribuíram de maneira fundamental para o sucesso da nossa vitoriosa Conferência Municipal", disse Zeca Junqueira.
O secretário de Cultura e Turismo também frisou que as propostas elaboradas no âmbito do Plano Municipal de Cultura contemplam artes plásticas, literatura, música, audiovisual, artes cênicas, patrimônio cultural, comunidades quilombolas e povos tradicionais, grupos de folias de reis e charolas, arquivos e documentos, entre diversos outros tópicos, como a implantação de pontos de cultura e do vale cultura.
"Há cinco anos, eu venho levantando essa bandeira e me lembro de que, na época das eleições, foi posto aos candidatos uma exigência, pela classe artística e pelos institutos culturais de Cataguases, para que o gestor eleito implantasse o Sistema Municipal de Cultura. Está aí, praticamente aprovado e tenho a certeza de que a Câmara Municipal vai apreciar a proposta", acrescentou o titular da Secretaria de Cultura e Turismo de Cataguases.
Para finalizar, Zeca Junqueira disse que também está muito feliz pela participação e cuidado dos artistas na discussão do Plano Municipal de Cultura. "Ficou contente de ver se realizando um sonho que vislumbrei lá atrás e que é peça fundamental para nunca mais acontecer em Cataguases o que ocorreu este ano, quando os recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei Ascânio Lopes) foram insuficientes para dar conta de toda a relevante demanda cultural apresentada pelos artistas deste Município", concluiu o gestor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE