O diretor da Gerência Regional de Saúde de Leopoldina, Pedro César Martins, está divulgando a Conferência Municipal de Saúde
Download
O Diretor da Gerência Regional de Saúde em Leopoldina, médico Pedro César Martins, está divulgando a realização da 15ª Conferência Nacional de Saúde que deve acontecer até o dia 26 de novembro deste ano. Ele lembra que, antes, porém, os municípios precisam realizar as suas conferências até o dia 15 de julho deste ano. Ele conclama a participação de todos nestes eventos municipais como forma de melhorar a qualidade da saúde prestada à população. Este ano o tema da Conferência é "Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas. Direito do Povo Brasileiro". Veja, abaixo, a íntegra do texto enviado ao Site do Marcelo Lopes assinado por Pedro César Martins.
"Este ano será realizada a 15ª Conferência Nacional de Saúde, um espaço democrático que reúne representantes dos usuários, profissionais de saúde, prestadores de serviço e governo e tem por objetivo avaliar a situação da saúde propondo diretrizes para a formulação de políticas para a melhoria do SUS."
"É preciso destacar que foi através deste espaço que conseguimos, após a proposição da 8ª Conferência Nacional de Saúde (1986), garantir acesso à saúde a toda população com a criação do SUS. Sabemos que apesar das conquistas, o SUS ainda precisa avançar muito para atender as demandas crescentes de saúde de nossa população."
"Para construirmos um SUS efetivamente democrático e justo é necessária a participação de todos: governo, prestadores, profissionais, e principalmente dos usuários. É através da mobilização e participação social que se consegue melhorar, na prática, a assistência à saúde, desde a equipe de saúde da família ao hospital."
"Para a realização da conferência nacional, é preciso que sejam realizadas as etapas estaduais e municipais. Na etapa municipal os participantes avaliam o diagnóstico de saúde do seu município, com foco no Plano Municipal de Saúde vigente, e propõe correções caso necessário. Além desta análise local, a Conferência Municipal de Saúde aprovará propostas de saúde que serão encaminhadas para a etapa estadual, que por sua vez, definirá quais propostas serão levadas para a etapa nacional. Estas propostas serão discutidas e inseridas nas políticas de saúde de cada esfera de governo. Por fim, serão eleitos delegados, de forma paritária (50% usuários, 25% profissionais e 25% governo e prestadores), que representarão seu município na Conferência Estadual de Saúde."
"Este ano todos os municípios deverão realizar a Conferência Municipal de Saúde. O tema deste ano é: SAÚDE PÚBLICA DE QUALIDADE PARA CUIDAR BEM DAS PESSOAS. DIREITO DO POVO BRASILEIRO."
"Informe-se na Secretaria Municipal de Saúde e no Conselho Municipal de Saúde sobre as datas, locais e horários das conferências e participe, afinal a saúde é responsabilidade de todos nós."
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE