A tecnologia já está a serviço do paciente. A equipe de cirurgia cardiovascular chefiada pelo médico Flávio Reis Gouvêa, responsável pela implantação da cirurgia cardíaca em Muriaé no Hospital Prontocor, acaba de trazer para aquela cidade e já está atendendo toda a região, o que há de melhor, mais moderno e revolucionário no tratamento das doenças vasculares, especialmente as varizes: o endolaser e o laser transdérmico (criolaser). Doutor Flávio, médico cirurgião cardiovascular do Instituto Nacional de Cardiologia (Incl) e responsável pelo serviço de cirurgia cardiovascular do Prontocor em Muriaé, explica em detalhes o novo procedimento avançado bem como o investimento feito na área da saúde para oferecer mais este serviço a toda a população da cidade e região. Veja a entrevista completa abaixo e ao final veja os dois vídeos.
Sabemos dos excelentes resultados obtidos da cirurgia cardiovascular em Muriaé no Prontocor, inclusive com reconhecimento em todo estado de Minas Gerais. A que se deve esse excelentes resultados?
DR. FLÁVIO:Ao trabalho sério e incansável de profissionais capacitados e comprometidos, associado à estrutura hospitalar, que permite, assim, oferecer o melhor tratamento, soluções e resultados nas patologias cardiovasculares.
O senhor e sua equipe são reconhecidos como pioneiros no tratamento das patologias cardiovasculares. Fale para nosso público sobre essa nova realidade no tratamento das varizes.
DR. FLÁVIO:Varizes são veias insuficientes, que se tornaram dilatadas e tortuosas. Normalmente se apresentam como cordões tortuosos azulados sob a superfície da pele. Ocorrem com maior frequência nas pernas e pés devido à maior pressão exercida sobre as mesmas causada pela postura em pé. A cirurgia está indicada para veias insuficientes, que se apresentam dilatadas, tortuosas, em alto relevo e que não são tratadas pela escleroterapia, de maneira eficiente. Através do exame clínico e ultrassonografia venosa com doppler de alta resolução, realizado em nossa clinica, é feito o mapeamento preciso das veias varicosas, permitindo a definição do método cirúrgico mais indicado para cada caso. A medicina há muito vem evoluindo, com uso de novas tecnologias, aprimoramento das técnicas já existentes e o emprego do laser em várias especialidades. Acompanhando essa evolução, a nossa equipe foi buscar o que há de melhor e mais moderno no tratamento das varizes: o endolaser e o laser transdérmico (criolaser).
O senhor poderia explicar como como funciona esse tratamento?
DR. FLÁVIO:O emprego do laser no tratamento das varizes vem de longa data, com aprimoramento de novas tecnologias permitiu a nós, médicos, oferecer aos pacientes o que há de melhor e mais moderno no tratamento das varizes. Hoje temos duas formas de aplicação do laser no tratamento das varizes: O laser transdérmico, como o próprio nome diz (através da pele), para tratamento de telangiectasias (vasinhos 0,5 a 1 mm), venulectasias (1 a 2 mm) e veias reticulares de 2 a 4 mm (veias maiores) associado com resfriamento da pele (criolaser). Nesse caso a ação do laser através da fototermólise leva a destruição dos vasos sem o uso de agulhas. Já o endolaser, utilizamos no tratamento das doenças em safenas magna e parva, veias reticulares e perfurantes - a veia a ser tratada é puncionada com agulhas especiais, sendo colocada em seu interior, uma fina fibra óptica conectada ao laser. O posicionamento preciso da fibra óptica e a ação do laser (tbfototermólise) são feitos em tempo real, guiados por um ultrassom provocando a oclusão da veia. O laser age diretamente no interior das veias, não sendo necessária a retirada das mesmas. O procedimento pode ser feito com os seguintes tipos de anestesia: - local; - local e sedação; - bloqueios (peridural) ou (raqui-anestesia). O método anestésico será definido levando-se em conta a cirurgia necessária, assim como o estado clínico do paciente.
Quais as vantagens do uso do laser no tratamento das varizes?
DR. FLÁVIO:No procedimento com uso de lasertransdérmico (criolaser) para tratamento dos vasinhos, não utilizamos agulhas e não injetamos substâncias esclerosantes nos pacientes, não existindo, portanto, contra indicações no uso do laser em pacientes alérgicos. A utilização do laser permite o tratamento de veias de vários tamanhos, inclusive as muito pequenas, que apresentariam dificuldades no seu desaparecimento pelo método convencional, pois seu calibre é em alguns casos, até menor que a agulha utilizada para a sua punção. O laser pode ser utilizado também com bons resultados em "vasinhos" bem finos no rosto e em outras partes do corpo. Não há necessidade de repouso após os procedimentos, com retorno imediato às atividades. Deve-se evitar exposição aos raios solares, seguindo as orientações médicas. Dependendo das características e localização dos vasos, pode-se optar também pela associação dos dois métodos, o que pode levar a uma otimização dos resultados.
O endolaser por se tratar de um procedimento minimamente invasivo proporciona inúmeras vantagens: Cirurgias realizadas com precisão e segurança. Procedimento guiado por ultrassom permitindo controle preciso e eficácia; Curta permanência hospitalar; Mínimo sangramento; Menos hematomas; Menor possibilidade de lesão em vasos e nervos; Menor chance de pigmentar a pele; Cicatrizes mínimas ou ausentes; Menor risco de infecção e dor no pós-operatório; Retorno rápido às atividades (trabalho, dirigir, caminhadas e esportes).
O senhor gostaria de deixar alguma mensagem aos leitores?
DR. FLAVIO:Sim, claro. Primeiro agradecer a Deus que até aqui tem nos sustentado. Agradecer à equipe do Site do Marcelo Lopes, sempre amiga e solícita, ajudando a levar o conhecimento a todos. Agradecer a todos colaboradores desse projeto, sem citar nomes, pois poderia me esquecer de alguém, o que seria injusto. Aos pacientes e familiares pela confiança em nossa equipe. Deixo uma mensagem que sempre me inspira: "É impossível progredir sem mudança, e aqueles que não mudam suas mentes não podem mudar nada". Um forte abraço e até a próxima.