Professores e alunos de Jornalismo da Fagoc, com Marcelo Lopes, após a palestra
Download
Falar sobre o seu modelo de negócio e a realidade do jornalismo regional. Este foi o tema da palestra proferida na noite desta segunda-feira, 15 de junho, pelo jornalista Marcelo Lopes, editor deste Site, aos acadêmicos do curso de Jornalismo da Faculdade Governador Ozanam Coelho (Fagoc), em Ubá.
O convite foi formulado pela professora mestra, Luciana Mendonça de Melo, e teve como objetivo mostrar aos alunos como se faz jornalismo na região e as oportunidades, sem a necessidade de ter que ir para os grandes centros. "Nós o convidamos pelo seu pioneirismo em fazer jornalismo na web e por encontrar uma forma de também sobreviver dessa atividade, além, é claro, de fazer isso com qualidade", revelou Luciana aos alunos ao apresentar Marcelo aos acadêmicos.
Em cerca de uma hora e meia o jornalista editor do site de notícias que leva o seu nome contou aos futuros colegas o que o levou a optar pela internet; "a vontade de dar a notícia na hora em que ela acontece aliada ao enfado do jornalismo impresso, que, em Cataguases é muito lento já que é inviável se fazer jornal diário", explicou.
Marcelo também discorreu sobre a questão financeira, que dá o suporte necessário à sobrevivência ao site, revelando ser este o ponto nevrálgico do empreendimento "porque é preciso buscar a sobrevivência na publicidade oriunda do comércio que geralmente não suporta pagar o valor de mercado pelo anúncio obrigando o site a pulverizar este custo entre vários anunciantes", explicou.
A palestra foi, na verdade, um descontraído bate papo com os acadêmicos que fizeram perguntas e interagiram bastante, sanando dúvidas que foram desde temas como política até os policiais e a repercussão que ganham na sociedade. Chamou a atenção do jornalista a preocupação dos estudantes com a imparcialidade do profissional diante da notícia. "É muito importante ver que eles não querem se envolver, mas sim, transmitir apenas a notícia deixando ao leitor tomar sua posição", comentou.
Ao final, Marcelo Lopes agradeceu a todos a oportunidade, em especial a coordenação do curso de Jornalismo da Fagoc e à Luciana Mendonça de Melo, finalizando dizendo ter podido contribuir para a formação daqueles profissionais. "Espero, sinceramente, que minha experiência de quase trinta anos possa contribuir um pouco na formação de vocês e que os ajude a escolher o melhor caminho no mundo da comunicação", finalizou. (Fotos: Franciele Braga Costa, aluna do 3º Período de Jornalismo da Fagoc)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE