Zeca Junqueira está otimista com a realização da Conferência Municipal de Cultura
Download
Cataguases realizará, em 26 de junho, sua 4ª Conferência Municipal de Cultura, que deverá reunir artistas, produtores, autoridades municipais, entre outros interessados em debater a realidade cultural do Município, conferindo os avanços já alcançados e projetando as próximas diretrizes para o futuro do setor. O evento acontecerá de 9h às 13h, no Centro Pastoral Monsenhor Solindo José da Cunha (Salão Paroquial), localizado na Praça Santa Rita, nº 92 A, no Centro.
Conforme destacou o titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Zeca Junqueira, "para o sucesso da Conferência, é fundamental a participação significativa das pessoas envolvidas com a questão cultural no Município e a presença delas se torna ainda mais relevante porque vamos levar à reunião pública o Plano Municipal de Cultura (PMC), que contempla o planejamento das atividades culturais de Cataguases para os próximos 10 anos", ressaltou o secretário.
Ele acrescentou que, nesse sentido, a Conferência servirá para obter o aval da sociedade em relação ao PMC, conforme determina o Ministério da Cultura. "O documento já está montado e revisado, mas poderá ser modificado, de acordo com as sugestões da população", completou Zeca Junqueira, lembrando ainda que, após a reunião pública, o projeto final do Plano Municipal de Cultura, com as devidas implementações, será enviado imediatamente à Câmara Municipal, onde será votado em formato de Lei.
Para finalizar, Zeca Junqueira esclareceu que o PMC, uma vez aprovado pelo Legislativo, permitirá ao Município consolidar sua adesão ao Sistema Nacional de Cultura, tornando-o apto a receber verbas estaduais e federais, através de repasses diretos e de outros previstos em editais. "Assim, será consolidada aqui uma Política de Estado de Cultura e o setor não deverá mais sofrer com a falta de recursos. Se tudo correr bem, esperamos receber os primeiros repasses ainda este ano", concluiu o secretário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE