A utilização do carro "Fumacê" está contribuindo para reduzir os casos de Dengue na cidade
Download
Nas últimas semanas, Cataguases registrou queda significativa nas notificações de suspeita de Dengue e, de acordo com o coordenador do Núcleo do Controle de Endemias (NCE), Alencar Norte, esse resultado deixa satisfeitas as autoridades em Saúde, mas mesmo assim as mantém em alerta, para continuar o bloqueio de transmissão da doença e reduzir ainda mais os índices, de modo que os números não voltem a crescer.
Dados atuais revelam que em 2015 já são registrados 368 notificações de pacientes que podem ter contraído Dengue em Cataguases, sendo 73 já confirmadas e apenas 31 descartadas. Embora o número ainda seja considerado alto para um período de seis meses (de janeiro a junho), os registros semanais de casos de suspeitos da doença foram reduzidos de 73 (no período de 3 a 9 de maio) para 28 (de 31 de maio a 6 de junho).
Antes mesmo do carro UBV (Fumacê) circular, os índices de suspeitas da doença já estavam decrescendo, segundo Alencar, devido ao trabalho profícuo dos 63 agentes de Saúde do setor e também por causa de fatores climáticos, uma vez que o tempo frio dificulta a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da doença.
Por outro lado, Norte destacou que, com a chegada do UBV veicular, as notificações reduziram ainda mais e a grande importância é que a ação do Fumacê é abrangente e elimina grande quantidade de mosquito em pouco tempo. Porém, conforme observou o coordenador, o produto espalhado pelo UBV não destrói o transmissor da Dengue em sua fase aquática (antes de virar mosquito).
Nesse sentido, Alencar reiterou a importância de a sociedade também entrar na luta contra essa doença, não deixando água acumulada que possa servir de criadouro para o Aedes Aegypti. "Outro problema é o descarte incorreto de resíduos sólidos nas encostas, margens dos rios, entre outros locais. As embalagens podem acumular água e servir para a postura de ovos do mosquito transmissor", alertou Norte, lembrando que os proprietários de terrenos baldios devem fazer a limpeza desses espaços e, caso isso não ocorra, eles serão notificados pela Fiscalização de Posturas do Município.
De acordo com o coordenador do NCE, o UBV veicular continua circulando por diversos pontos da cidade, priorizando os locais mais vulneráveis. Em 20 dias, o "Fumacê" já passou pelos bairros Ibraim, Cidade Nova, Santa Clara, Reta da Saudade, Haidée, independência, Menezes, Bandeirantes, São Marcos, São Cristóvão, Centro, São Diniz, Taquara Preta, Beira Rio, Bom Pastor, Riguete, São Vicente e Vila Domingos Lopes.
"Apesar de ainda não termos enfrentado tecnicamente uma epidemia de dengue neste ano, tivemos a sorte de conseguir o UBV veicular que, aliado aos trabalhos dos agentes, vem surtindo bons resultados. O ‘Fumacê’ ainda está percorrendo a cidade na parte da manhã e durante à tarde, de acordo com escala programada. Quando ele estiver passando em sua rua, tampe gaiolas, proteja bebedouros de animais, proteja também alimentos e abra as janelas, para que o produto possa alcançar o interior das residências", orientou Norte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE