Este ano Cataguases não conseguiu bater a meta de vacinação estabelecida pelo Ministério da Saúde
Download
Terminou, nessa sexta-feira, 5 de junho, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, e quem faz parte dos grupos prioritários, mas ainda não recebeu a imunização, pode procurar um dos postos do Sistema Único de Saúde, para garantir a dose gratuita. Tem direito à vacina crianças de seis meses até quatro anos e onze meses de idade, além de idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores de Saúde e indígenas.
A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 80% do público alvo, contudo, até a tarde desta quarta-feira, 3, dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização revelavam que a cobertura vacinal ainda está abaixo das expectativas, porque atinge apenas 72,08% do total de 40.824.258 pessoas indicadas para receber a imunização, que protege contra os três vírus da gripe mais circulantes.
Em Cataguases, o número de vacinados também está aquém da estimativa e somente 70,14% do público-alvo receberam a imunização, o que equivale a 10.852 pessoas. No Município, chama a atenção o grupo prioritário das puérperas, único que superou a meta e já vacinou 112,09% do total previsto, conforme dados divulgados pela coordenadora municipal de Imunização, enfermeira Sirlane Garcia Cardoso.
Ela reitera que a influenza (Gripe) é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e sua transmissão ocorre facilmente por meio de secreções das vias respiratórias do doente. Por isso, a enfermeira alerta para o benefício da imunização. "A vacina contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para prevenção da doença na forma grave e suas complicações. Nesse sentido, aqueles que têm o direito e ainda não se vacinaram, antes do fim da campanha, devem procurar um dos postos de saúde ou a Policlínica Municipal, ressalta a coordenadora Sirlane.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE