O Secretário Zeca Junqueira com o presidente do CMPC, José Otônio Ribeiro Pacífico, e Vilmara Alves, membro do conselho.
Download
O Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Cataguases, Zeca Junqueira, apresentou na tarde da última segunda-feira, 18 de maio, o anteprojeto do Plano Municipal de Cultura, que tem previsão para ser votado no próximo mês de junho na Câmara Municipal de Cataguases.
O documento foi elaborado a partir das informações levantadas pelas sete câmaras temáticas do Conselho Municipal de Politica Cultural, que são artes plásticas e visuais; literatura e biblioteca; música e dança; artes cênicas; áudio e vídeo; povos tradicionais e comunidades quilombolas; patrimônio cultural; arquivo e documento.
"Esse plano, explica Zeca Junqueira, é a última etapa a ser concluída para habilitar Cataguases a receber verba carimbada do Fundo Nacional de Cultura". Segundo ele, o anteprojeto vai ainda passar pelo Conselho para serem feitos ajustes necessários e será legitimado em Audiência Pública no dia 19 de junho, na Câmara Municipal. Dessa conferência poderão vir ainda novas sugestões para o plano.
LEI ASCÂNIO LOPES
Devido aos ajustes financeiros que vem sendo obrigada a fazer para sanear suas contas, a Prefeitura de Cataguases prorrogou para 2016 a execução de 16 projetos dos 25 aprovados na Lei Ascânio Lopes e que seriam realizados neste ano de 2015.
A decisão teve o respaldo e a aprovação da Comissão Municipal de Incentivo a Cultura (CMIC), que é a responsável pela seleção dos projetos inscritos e pelo direcionamento dos recursos.
Os outros nove projetos que já receberam a primeira parcela e, portanto, já foram iniciados, terão o patrocínio recebido integralmente neste ano.
No último dia 18 de maio, a Secretaria de Cultura e Turismo fez uma reunião com os proponentes dos projetos prorrogados quando lhes informou sobre a decisão. Participaram do encontro 12 proponentes dos 16 que tiveram a realização de suas propostas adiadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE