Em 21/05/2015 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Menos da metade do público alvo foi vacinado contra a gripe em Cataguases

Ainda não se sabe o motivo pelo qual a população não atendeu ao chamado para vacinar contra a gripe

Ainda não se sabe o motivo pelo qual a população não atendeu ao chamado para vacinar contra a gripe

Download
Terminou, nessa quinta-feira, 21 de maio, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em Cataguases e os dados da cobertura vacinal, divulgados pelo setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, revelam que a meta de 80% estipulada pelo Ministério da Saúde passou longe de ser atingida no município. 

Do total de 18.748 pessoas estimadas para receber a vacina, apenas 7.234 foram imunizadas no decorrer da campanha, sendo 4.769 idosos, 1.747 crianças de 6 meses a 5 anos, 383 trabalhadores em Saúde, 250 gestantes e 85 puérperas, informou aquela Secretaria.
 
Esses dados apontam os trabalhadores em Saúde como o grupo prioritário cuja situação, em Cataguases, é a mais distante da meta, uma vez que os números alcançados equivalem a apenas 34,50% do total esperado. O único grupo prioritário que atingiu a meta é o das puérperas, cuja cobertura vacinal aponta 93,41%.

imageAinda segundo o levantamento final da campanha feita pelo setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, conforme informou Sirlane Cardoso (foto ao lado) o total de vacinas distribuídas para os idosos somam 46,49% do número previsto para imunização e, no caso das crianças menores de 5 anos de idade, a cobertura vacinal corresponde a 50,55% do somatório esperado.

Este ano a vacinação contra a gripe, em todo o Brasil, registra números abaixo da expectativa estipulada pelo Ministério da Saúde e o fim Campanha Nacional está previsto para esta sexta-feira, 22 de maio. Em Cataguases, terminou antes porque dia 22 é feriado municipal, dedicado à Padroeira Santa Rita de Cássia. 

A proteção conferida com a vacina começa quinze dias após a aplicação da dose. E a proteção máxima se estabelece de um mês a 45 dias depois, e vale por um prazo de seis meses a no máximo um ano. Por isso é importante receber a dose da vacina todo ano, informa o Ministério da Saúde. Por causa da baixa cobertura vacinal, especula-se uma provável prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação, mas até esta quinta-feira, 21, nenhuma informação nesse sentido havia sido divulgada até o fechamento desta matéria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: vacina, gripe, campanha, saúde, secretaria





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: