Ricardo Gandra falou para um auditório lotado de profissionais de vendas
Download
A Associação Comercial e Industrial de Cataguases (ACIC), com apoio do SEBRAE-MG, realizou na noite desta terça-feira, 19 de maio, no auditório da ETFG - Escola Técnica de Formação Gerencial - a palestra "Atender bem gera mais vendas", apresentada pelo jornalista Ricardo Gandra, pós-graduado em Comunicação e Marketing. Quase duzentas pessoas, entre comerciantes e funcionários participaram do evento que teve como objetivo motivar os profissionais da área e repassar técnicas de atendimento.
Para o Site do Marcelo Lopes, Ricardo Gandra, disse que "oferta conhecimento com humor" e assim ele fala sobre as características principais do bom atendente e "levo o espectador à reflexão principal sobre o tema, de forma bem didática. Nós também abordamos nesta palestra se o cliente tem razão ou não, tipologia dos principais clientes que chegam ao estabelecimento comercial e encerramos com os dez mandamentos da fidelização", explicou.
Marcada pela alegria, a palestra envolveu os participantes para transmitir uma mensagem séria que contribuem para o aumento nas vendas. Gandra, por exemplo, disse sobre a forma como não receber o cliente, lembrando uma frase ainda hoje muito utilizada por vendedores: "o que o senhor(a) deseja?" Segundo Ricardo, esta frase é interpretada pelo cliente de forma negativa, "ele pensa que está atrapalhando o vendedor, que ali não é o lugar dele", ensinou. O palestrante revelou ainda que o primeiro contato que o atendente deve ter com o cliente "é o sorriso do atendente. Esta é a primeira coisa que o cliente deve ver ao entrar numa loja, porque o sorriso vai dar uma desarmada em qualquer tipo de cliente que venha, de repente, 'com armas", dizendo metaforicamente".
"Os clientes são parceiros dos atendentes, parceiros, inclusive dos sonhos deles, porque se o cliente for bem recebido ele vai encher a loja, vai retornar e vai trazer mais clientes, tornando-se parceiro do atendente que, com isso, tem um retorno financeiro melhor", revelou Ricardo Gandra, trazendo um novo olhar na relação vendedor x cliente. Em outro momento, o palestrante dá outro conselho: "Capacitação e conhecimento nunca é demais. Eu acho que quem trabalha
com vendas, independente do que ele vende, precisa sempre estar buscando mais conhecimento, sempre ouvindo novas técnicas, novas ferramentas de você disseminar o seu nome, o seu produto, serviço ou ideia, de maneira que a pessoa nunca fique na zona de conforto", acrescentou.
Gandra também lembrou do papel inverso do vendedor, que é quando ele leva para a chefia os desejos e críticas do cliente. "Neste caso a gente se depara com dois tipos de chefe: aquele que aceita e promove as mudanças e outro que menospreza o que o atendente fala, dizendo que é do jeito dele que é o certo, e corre um sério perigo de cair em erros brutais porque está menosprezando o público dele mais importante para a sobrevivência do seu negócio, que é o funcionário dele, que sabe o que está acontecendo no dia a dia através do contato direto com o cliente", concluiu.
A palestra ainda contou com a presença do presidente da ACIC, Ricardo Matos que fez a abertura do evento, salientando a preocupação da entidade que dirige em trazer sempre palestras como esta "para aprofundar o conhecimento dos profissionais do setor e também para fortalecer o nosso comércio", frisou. Newton Antônio Dutra, também compareceu e falou rapidamente sobre a reativação do SIEEL - Sindicato das Empresas de Energia Elétrica - que está ampliando sua base de ação na cidade e aceitando associados além de ofertar uma série de serviços para os filiados. Já a gerente da ACIC, Léllis Dutra, agradeceu a participação de todos e revelou que entre os dias 8 e 13 de junho será realizada mais uma edição do Liquida Ktá, "desta vez, na praça Chácara Dona Catarina", ressaltou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE