Em 16/05/2015 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Itamarati de Minas faz campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Palestra proferida em uma das escolas participantes da campanha

Palestra proferida em uma das escolas participantes da campanha

Download
Uma iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar e Secretaria Municipal de Assistência Social de Itamarati de Minas, através do CRAS, está dando início à campanha de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes naquele município. A informação foi prestada pela Secretária de Assistência Social e Desenvolvimento Econômico, Elaine Ferraz.

imageO objetivo, segundo revela é atuar na prevenção e levar informação tanto aos profissionais que atuam diretamente com crianças e adolescentes sobre a questão do abuso e exploração e, principlamente, a valorização do corpo, com o tema "meu corpo, meu patrimônio". "O objetivo da ação é conscientizar as pessoas sobre a importância de prevenir e denunciar possíveis casos de violação de direitos da população infanto-juvenil", explica Elaine, acrescentando que, como forma de divulgação, foram afixadas faixas em pontos estratégicos da cidade para que todos tenham conhecimento.

O Cras deu inicio à campanha na reunião socioeducativa que acontece mensalmente com famílias beneficiárias de programas sociais realizada no dia 30 de abril, com a participação de membros do Conselho Tutelar. A partir daí estão sendo realizadas palestras e o encerramento será nesta segunda-feira, 18 de maio, com oficinas de convivencia e apresentação de trabalhos. Vale lembrar, conta a Secretária de Assistência Social, que no dia 12 de maio a mesma campanha teve início na Escola Municipal Pedro Furtado (ensino fundamental) e na Escola Estadual Isa Moraes (Ensino Médio) também com apresentação de palestras visando provocar o pensamento entre adolescentes sobre o abuso sexual e, principalemnte, sobre a importância e como denunciá-lo às autoridades.

imageParalelamente o Conselho Tutelar levar até às escolas e famílias do público alvo, de forma dinâmica, orientações sobre o perigo que as redes sociais oferecem às crianças e adolescentes. O trabalho foi desenvolvido por meio de videos, relatos e palestras com interação e participação de todos. A equipe pretende levar a campanha até a zona rural e estendê-la continuamente, pois resultados positivos já começaram a ser colhidos, revela Elaine.

Por fim, vale ressaltar que é, com base na lei federal 9.970/2000, que foi instituido o dia 18 de maio para combater a violência sexual contra criança e adolescente. Essa data foi escolhida devido a história de uma menina chamada Araceli, de 8 anos, que foi raptada, drogada, violentada, morta e carbonizada por jovens de classe média da cidade onde morava, que nunca foram punidos. "Esta campanha é de extrema importância para o município, porque desperta em todos a consciência sobre a importância da prevenção e orientação da população em geral acerca do combate ao abuso e à exploração da criança e do adolescente", reforçou a Secretária de Assistência Social e Desenvolvimento Econômico de Itamarati de Minas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: sexual, exploração, abuso, criança, adolescente





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: