Em 11/05/2015 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Projeto de Região Metropolitana de Juiz de Fora é apresentado na Assembleia Legislativa

Criação da região é uma proposta de autoria do deputado Antônio Jorge. Projeto Lei é baseado em estudo da Fiemg.

O Espaço Mascarenhas centro cultural e um dos cartões postais de Juiz de Fora

O Espaço Mascarenhas centro cultural e um dos cartões postais de Juiz de Fora

Download
O Projeto de Lei (PL) nº 34/2015, que institui a criação da Região Metropolitana de Juiz de Fora (RMJF), foi apresentada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta sexta-feira (8). De autoria do deputado estadual Antônio Jorge, a proposta de formação de uma região com 33 municípios da Zona da Mata ainda está no papel e depende de uma série de aprovações e consultas. O projeto é baseado em um estudo da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e, segundo o órgão, não há data prevista para a efetiva criação da RMJF.

As cidades que fariam parte desta região são: Juiz de Fora, Aracitaba, Belmiro Braga, Bias Fortes, Bicas, Chácara, Chiador, Coronel Pacheco, Descoberto, Ewbank da Câmara, Goianá, Guarará, Lima Duarte, Mar de Espanha, Maripá de Minas, Matias Barbosa, Olaria, Oliveira Fortes, Paiva, Pedro Teixeira, Pequeri, Piau, Rio Novo, Rio Preto, Rochedo de Minas, Santa Bárbara do Monte Verde, Santa Rita do Ibitipoca, Santa Rita de Jacutinga, Santana do Deserto, Santos Dumont, São João Nepomuceno, Senador Cortes e Simão Pereira.

De acordo com o estudo da Fiemg, o objetivo da criação de uma região metropolitana é buscar a integração de decisões para facilitar a criação de uma política promova diretrizes de crescimento comum e de forma ordenada. O resultado seria o desenvolvimento econômico, empresarial, industrial e agropecuário, com a distribuição de forma equilibrada dos benefícios auferidos para toda a região.

No total, de acordo com a Fiemg, a RMJF teria uma população de cerca de 730 mil habitantes (segundo o Censo de 2010). Para a Federação das Indústrias do Estado, este é mais um desdobramento positivo na concretização das ações propostas no estudo "Perspectivas de desenvolvimento para a Zona da Mata mineira".

imageEste estudo foi apresentado recentemente para os dez deputados que fazem parte da Frente Parlamentar criada para defender os interesses da Zona da Mata na ALMG. O deputado estadual Antônio Jorge tomou a frente, e, com base no levantamento da Fiemg, elaborou e apresentou o Projeto de Lei.

Segundo a assessoria da Federação das Indústrias em Juiz de Fora, na reunião de Assuntos Municipais e Regionalização ocorrida na última terça-feira (5) na Assembleia Legislativa em Belo Horizonte, foi apresentado requerimento para a realização de uma audiência pública em Juiz de Fora, a fim de debater a criação da RMJF. Ainda de acordo com a assessoria, não há previsão de data para a audiência, já que o trâmite depende da Assembleia.

O presidente da Fiemg Regional Zona da Mata, Francisco Campolina, comemorou a publicação do PL. "A função da Fiemg é alavancar o desenvolvimento regional e valorizar o trabalho de nossos políticos, que são os agentes que detém o poder de concretizar as mudanças. O trabalho apenas começou, continuaremos a lutar por essa e outras propostas para uma Zona da Mata mais desenvolvida e dinâmica", ressaltou Campolina.

Um evento envolvendo lideranças do Sistema Fiemg, autoridades, parlamentares e prefeitos da região  está agendado para 19 de junho na sede da Fiemg Regional Zona da Mata. O intuito é debater tanto a criação da RMJF quanto as outras propostas que compões o projeto "Perspectivas de desenvolvimento para a Zona da Mata mineira". (Fotos: reprodução internet)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: G1 Zona da Mata

Tags: região, metropolitana, juiz de fora, municípios, desenvolvimento





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: