Em 28/04/2015 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Instituto Chica, um amplo mosaico de arte e cultura em Cataguases

Alunos de escolas participam de eventos culturais promovidos pelo Instituto

Alunos de escolas participam de eventos culturais promovidos pelo Instituto

Download
Teatro, literatura, informática, meio ambiente, sustentabilidade, economia solidária, responsabilidade  social, inclusão...Tudo isso pode ser encontrado em um único lugar, o Instituto Francisco de Souza Peixoto, mantido pela Companhia Industrial Cataguases há 15 anos e que ao longo desse tempo tem contribuído decisivamente para a dar um novo formato à cultura de Cataguases.

Um trabalho, para dizer o mínimo, exemplar, conduzido pelo produtor cultural Fausto Menta, escolhido pelo presidente do Instituto, Marcelo Peixoto, para dar sequência aos projetos da casa. Com um orçamento enxuto e sem contar com os benefícios de dedução fiscal, o Instituto mantém um calendário de eventos culturais constantes, não se limitando a ações esporádicas.

A atuação do Instituto é plural e diversificada. O local se assemelha a  um amplo mosaico de pessoas ricas em sua diversidade e que tem em comum uma enorme energia e o desejo de transformar, através da arte e cultura em todas as suas possibilidades, a realidade de cada indivíduo, de toda uma comunidade.

Em abril, por exemplo, tem teatro todos os domingos, com exceção do domingo de Páscoa, sendo que dois dos espetáculos são de grupos "crias da casa": os Doutores Cura-Cura e o G.P.to.

Essas apresentações, encenadas no Teatro dos Vicentinos – importante espaço cultural recuperado pelo Instituto – mantém viva a chama do teatro em Cataguases, que nos anos 1990 e parte de 2000, assistiu a um verdadeiro boom dessa forma de arte.

Ao longo de sua história, o Instituto sempre desenvolveu um trabalho de arte e cultura popular. "O trabalho do Instituto sempre foi feito para a comunidade cataguasense. Foi para a comunidade que ele foi criado e será para ela que o trabalho continuará", afirma Fausto Menta,

imageCom esse trabalho, foi conquistado um público fiel e formados vários artistas  que tiveram os seus talentos desabrochados depois de participarem dos cursos e oficinas promovidos.

Essa geração Instituto está sempre se renovando. Até julho, por exemplo, o Instituto está abrigando cinco oficinas que comporão um amplo painel composto de dança, teatro, artesanato e audiovisual utilizando recursos e linguagens apropriadas a cada proposta. O encerramento das oficinas será no dia 7 de julho.

As oficinas, gratuitas, integram o Projeto Fazendo Arte que atingem um público de até 80 crianças e adolescentes de 4 a 17 anos. O único requisito é a frequência dos interessados no Ensino Fundamental ou Ensino Médio de Cataguases e seus distritos.

Encerradas essas oficinas, outras já estão planejadas, bem como a programação das peças e mais uma edição do premiado projeto Escrevendo com o Escritor, desenvolvido pela professora Andrea Toledo. As atividades acontecem na sede do Instituto Rua Frederico Ozanan, 101, Bairro Haidee). Como se vê, no Instituto Francisca de Souza Peixoto, a arte e a cultura estão em permanente movimento. (Fotos: Facebook-Instituto Francisca de Souza Peixoto)

image


image
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Antônio Trajano Cortez

Fonte: Jornal Atual online

Tags: instituto, Chica, arte, teatro, literatura





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: