Em 27/04/2015 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
Nesta terça-feira, 28 de abril, a Prefeitura de Cataguases, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, inicia as obras de implantação de sistema de fossas sépticas na comunidade de Santa Maria, localizada no distrito da Glória. Ao todo, 76 residências serão contempladas com a iniciativa e, conforme destaca o secretário José de Alencar Farage, o sistema "é uma excelente alternativa de saneamento básico na zona rural" e "diversas são as suas vantagens", como, por exemplo, "o aumento da qualidade das águas que contribuirá para a despoluição do córrego Santa Maria".
Além de ambientalistas, também comemoram a realização desse projeto os banhistas que frequentam a concorrida cachoeira da Glória, formada no curso Ribeirão Meia Pataca, o qual tem como afluente o córrego Santa Maria. Principalmente nos dias quentes, grande número de pessoas visita o referido local, mesmo sabendo que o esgoto doméstico é, até então, escoado pelo curso d’água do Ribeirão.
A instalação das fossas sépticas permitirá a digestão do esgoto doméstico das residências contempladas, minimizando os impactos ambientais que ele causa quando é lançado nas águas. O sistema que está sendo implantado é composto por três caixas de 1000 litros interligadas, sendo a terceira utilizada como filtro anaeróbico, explica José de Alencar.
O projeto é consolidado por ação conjunta da Emater, Secretaria de Assistência Social e parceria com a Fundação Banco do Brasil. Esse conjunto de tratamento de esgoto foi elaborado com supervisão do secretário José de Alencar e colaboração de Ricardo Matias de Souza e Amarildo Lopes, respectivamente engenheiro agrônomo e técnico agrícola da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
Autor: Paulo Victor Rocha
Fonte: Jornal Cataguases