Se todos pagarem o IPTU deste ano a prefeitura deverá arrecadar quase R$ 6 milhões, informou Paulete
Download
Os mais de trinta e um mil carnês de Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) 2015 já começaram a ser distribuídos pelos Correios aos contribuintes cataguasenses e a previsão é a de que, dentro de 15 dias, todos estejam com o talão em mãos, para planejar a forma de pagamento que melhor caberá no orçamento do mês.
De acordo com o secretário municipal de Fazenda, Paulo Sérgio de Souza (Paulete), a estimativa é a de que a Prefeitura Municipal arrecade, com esse imposto, um montante que ultrapasse cinco milhões e oitocentos mil reais, contando também com as taxas de expediente, iluminação pública e coleta de lixo, presentes nos carnês. Só de IPTU, deverão ser mais de três milhões e seiscentos mil reais recolhidos, conforme revelou o titular da Fazenda.
Terá desconto de 10% sobre a taxa de IPTU quem optar por pagar a cota única e, se a pessoa estiver em dia com suas obrigações municipais, essa bonificação passará a ser de 20%, no caso dessa opção de pagamento. Aquele que preferir parcelar o valor total, poderá fazê-lo em até 8 vezes e vale lembrar que, em ambos os casos, o vencimento foi estipulado para o dia 20 de maio, sendo que, na forma parcelada, a data limite para a quitação será, todo mês, o dia 20.
O titular da Secretaria Municipal Fazenda ressaltou que, em relação ao imposto de 2014, o deste ano sofreu correção pelo IPCA, que ocasionou um reajuste de cerca de 6%. Paulete frisou ainda que é importante estar atento às datas de pagamento, para evitar juros e multas. Sobre a possibilidade de pagar a cota única ou a parcela antecipadamente, o secretário disse que isso pode ser feito sem qualquer problema.
"O IPTU é o imposto de livre utilização. O administrador vai utilizar o recurso de acordo com as necessidades do município. Pode ser para obras, manutenção de ruas e estradas, entre outras ações", destacou Paulete, lembrando que o não pagamento desse imposto impede investimentos no município e causa transtornos especialmente aos contribuintes inadimplentes, que podem até ser cobrados por meio de ações judiciais.
Para finalizar, o secretário reiterou que os carnês devolvidos pelos Correios, por inexistência de endereço ou dificuldade de localização, serão entregues a funcionários que irão a campo fazer um levantamento de dados e recadastramento. Quem quiser saber mais sobre o IPTU pode procurar o setor de Tributação, na Praça Rui Barbosa. Neste ano, a capa do carnê traz estampada a foto da Ponte Velha, em comemoração ao centenário desse cartão postal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE