Os estudantes também são incentivados a visitar a biblioteca e a participar de concursos internos de redação
Download
Abril é um mês com datas ligadas à literatura. Já foram comemorados o Dia do Bibliotecário, no dia 12, e o Dia do Livro Infantil neste sábado (18), que também é a data de nascimento de Monteiro Lobato. O Dia Internacional do Livro será na próxima quinta-feira (23). Para celebrar, instituições particulares e municipais de ensino de Ubá, na Zona da Mata, realizam eventos que incentivam a leitura.
O prazer pelos livros precisa começar em casa, segundo a professora de Redação e coordenadora de Língua Portuguesa do Colégio Sagrado Coração de Maria (CSCM), Alessandra Labanca. "Desde cedo é o ideal. Na escola, sabemos que é mais fácil incentivar uma criança no primeiro ano do ensino fundamental do que um estudante do ensino médio. No entanto, os pais também têm que fazer a parte deles. Pais que não leem não ajudam a tornar o filho leitor", reforçou.
Nesta semana, a Praça São Januário, no Centro, torna-se palco dos eventos relacionados à 3ª edição da Feira Literária e Cultural de Ubá (Flitec), entre esta quarta-feira (22) e sábado (25). De acordo com a Prefeitura, o evento pretende resgatar e estimular o prazer pela leitura, incentivando a aproximação do público com os livros. Neste ano, o autor homenageado será Vinícius de Moraes.
Esta será a edição mais longa. Em 2013, com um dia de duração, foi lembrado o escritor Mário Quintana. Em 2014, foram dois dias destacando a obra de Cecília Meireles, o que atraiu um público de sete mil pessoas.
Ler e evoluir O Colégio Sagrado Coração de Maria tem cerca de 700 alunos do maternal ao ensino médio. Nesta semana, a instituição realizou a 3ª Bienal Literária, para celebrar o Dia do Livro, em 18 de abril. Alessandra Labanca explicou que a escola realiza o evento desde 2011. E, nos anos intermediários, ocorre uma Feira Literária. "É visível a diferença entre o aluno que lê e o que não lê. Por isso temos a preocupação de incentivar a leitura desde pequenos", afirmou.
A programação teve momentos para os estudantes e para os pais, encontros com a contadora de histórias Adriana Oliveira e com os escritoress Dalila Roufi, Marina Carvalho e Lino de Albergaria. Também houve visitas a estandes das livrarias, apresentação de pesquisas e exposição de trabalhos dos alunos no pátio.
A estratégia da escola foi um sistema que inclui o aluno na escolha das obras. "Forçar o livro afasta o aluno ao invés de chamar. Todos recebem a lista que será lida ao longo do ano. Ao acabar um livro, o aluno coloca estrelinhas. A partir deste ranking, elaboramos um gráfico e isso nos ajuda a manter ou substituir obras na lista. Não deixamos o clássico de lado e incluímos títulos que eles gostam", analisou Alessandra Labanca.
A lista tem desde "O grande desafio", de Pedro Bandeira, e "Depois daquela viagem", de Valeria Pollizi, até clássicos como "Robinson Crusoé", de Daniel Defoe, "Sonhos de uma noite de verão", de Shakespeare, e "Auto da compadecida", de Ariano Suassuna.
Os estudantes também são incentivados a visitar a biblioteca e a participar de concursos internos de redação. Tudo é convertido em trabalhos, já que eles são preparados para vestibulares e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). "Eles precisam ler, escrever e reescrever após as correções dos professores. Assim o aluno percebe a evolução não só da estética do texto quanto do conteúdo. Alguns já me disseram que começaram o ano receosos e que viram o quanto melhoraram. Como o caderno é montado à medida que escrevem, no final do ano, ele tem a visão geral de que o salto foi grande", contou.
Conhecendo o poeta
Nesta semana, estudantes e público de Ubá terão a chance de conhecer um pouco mais sobre o poeta e escritor Vinícius de Moraes. Segundo a Prefeitura, o trabalho já começou em sala de aula, com as turmas aprendendo mais sobre o homenageado e preparando as apresentações.
A Flitec é definida pela Prefeitura como um trabalho que vai além dos muros da escola, para atender a diferentes faixas etárias e difundir a produção artística, literária e intelectual. Na programação estão previstas palestras com autores regionais, lançamento de livros, shows musicais, exposições, contação de histórias para crianças e performances teatrais dentro e fora das escolas.
Confira a programação completa da 3ª Flitec:
Quarta-feira (22):
19h: Salão do Plenário da Câmara de Vereadores: início da Flitec com performance musical de Aparecida Ramos ao teclado. Haverá lançamento dos livros "Anos Dourados na Terra da Manga Ubá – Memórias da Minha Janela", de Cornélio Zampier Teixeira; "Estrelas Decadentes", de José Geraldo de Souza Araújo; e "Um Punhado de Trovas e outros Escritos", de Olympio da Cruz Simões Coutinho. E, ainda, performance com o ator e diretor Fabricio Sereno, intitulada "Trilhando-me em Versos" e baseada na obra "500 anos de poesia, de Camões a Drummond", do autor Ruy Cardoso Guimarães.
Quinta-feira (23):
19h: Palestras para educadores, no Colégio Anglo.
- Sala 8: "Um novo jeito de escrever com um co-autor ilustrador / Escrevendo com desenhos", com Ezidras Farinazzo.
- Sala 7: "Vinícius de Moraes: o grande poetinha", com Anne Gazolla e também performance com o ator e diretor Fabricio Sereno, intitulada "Trágicos Fragmentos" baseada na obra "Orfeu da Conceição" de Vinícius de Moraes.
- Auditório: "A poesia no contexto biológico e emocional", com Antônio Isair da Silva.
- Pátio coberto: "Escrita Criativa – De onde vêm as boa ideias", com Tarcízio Dalpra Júnior.
19h: na sala de Multimeios da Fagoc.
- Performance musical de Aparecida Ramos ao teclado com palestra "Espinosa – Filósofo da Liberdade e da Beatitude", com José Daniel Machado. Público-alvo: alunos dos 1º e 2º períodos do curso de Psicologia.
Sexta-feira (24):
Local: Palco central na Praça São Januário.
8h: Abertura oficial com apresentação da música "A paz", da autora professora Maria Luiza Ervilha pela Escola Municipal Doutor Tânus Feres de Andrade. Homenagem especial à escritora Marlene Marques e participação especial de Aparecida Ramos ao teclado.
9h: As borboletas - Escola Municipal Professor Antônio Araújo de Andrade.
9h30: O gato - Escola Municipal Doutor Tânus Feres de Andrade - CURUMIM II.
10h: Jogral: músicas e poesias - Escola Municipal Irmã Ana Maria Teixeira Costa.
10h30: Musical - Apae.
11h: Semeando Vinícius - Instituto Educacional Semear.
11h15: Momento "Projeto Ações Públicas" com alongamento, dança Livre e aula de zumba - Secretaria Municipal da Educação.
12h: Show com Lenício - violão e voz.
14h: Contos e encantos de Vinícius de Moraes - Escola Municipal Doutor José Campomizzi Filho - Cacic.
14h30: As abelhas - Escola Municipal Professor Manoel Arthidoro de Castro.
15h: A arca de Noé - Escola Municipal Professora Rosalina Brandão.
16h: Show infantil.
17h: Premiação do Concurso de Redação: Revista Fato/Flitec.
18h: Show "Vinicius em Prelúdio" - maestro Marum Alexander, Aparecida Ramos e Lenício Cesário.
Sábado (25):
Local: Palco central na Praça São Januário.
8h: Coral "Jardim da Manga" – Escola Municipal Doutor Heitor Peixoto Toledo - Jardim da Manga Waldorf.
8h30: Declamação de poesias e musical.
9h: Momento "Projeto Ações Públicas" com alongamento, dança livre e aula de zumba – Secretaria Municipal da Educação.
9h30: Jogral "Soneto de Fidelidade" – Escola Estadual Raul Soares.
10h: Apresentação da Banda Oficina da Arte.
11h30: Show de encerramento com a Banda Rua da Virada, de Ouro Preto (MG).
Fotos: Prefeitura de Ubá/Divulgação
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE