Meninas com idade de 9 a 11 anos começaram a receber a dose da vacina contra HPV (foto ilustrativa)
Download
Nessa terça-feira, 24, a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) começou a ser disponibilizada em Cataguases para as meninas com idade de 9 a 11 anos e também para as jovens de 14 a 26 anos que são portadoras do vírus HIV.
A imunização é recomendada pelo Ministério da Saúde e foi introduzida no Calendário Nacional de Vacinação em 2014, quando contemplou 5 milhões de brasileiras de 11 a 13 anos de idade.
De acordo com a coordenadora do setor de Imunização de Cataguases, Sirlane Garcia Cardoso, a vacina é ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e tem efeito quadrivalente, pois confere proteção contra quatro tipos recorrentes de HPV.
Contudo, segundo revela Sirlane, para que a proteção seja instaurada, é preciso respeitar o esquema vacinal que prevê a segunda e a terceira doses da imunização, respectivamente, depois de seis e de sessenta meses, a contar a partir da data da primeira aplicação.
Como ocorreu em 2014, a vacina será ministrada por equipe técnica de Imunização que foi programada para comparecer às escolas. As adolescentes de até 13 anos que ainda não receberam a vacina também terão direito a serem imunizadas.
Caso não compareçam à escola no dia marcado para a vacinação, as meninas poderão ser atendidas em um dos postos de saúde que possuem sala de imunização.
Conforme revela Sirlane, o HPV é um vírus associado ao câncer do colo do útero, que é uma doença grave e pode ser letal. Por isso, a coordenadora de Imunização alerta para a importância da vacinação que previne o problema.
Veja o cronograma de vacinação contra o HPV nas escolas de Cataguases:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE