Campanhas de combate ao tabaco vêm dando resultado positivo em todo o mundo
Download
O uso de produtos derivados do tabaco e consequentemente o número de fumantes registrou queda, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A entidade divulgou o relatório Global sobre Tendências no uso de Tabaco, durante a 16ª Conferência Mundial sobre Tabaco e Saúde, nesta quarta-feira, 18 de março.
Em todo o mundo, o número de não fumantes com 15 anos ou mais, era de 3,9 bilhões, em 2010. Isso representa 78% da população mundial. Se a tendência de queda se mantiver, em 2025, teremos 5 bilhões de não fumantes ou 81% da população. As projeções constam no estudo da OMS.
O índice de homens fumantes caiu em 125 países entre os anos de 2000 e 2012. No caso das mulheres, a queda ocorreu em 156 nações. Se essa média for mantida, apenas 37 países vão atingir a meta de redução de 30%.
Conferência Mundial sobre Tabaco e Saúde
A Conferência busca controle do tabaco e as doenças crônicas, como câncer, diabetes e doenças no coração e nos pulmões. Por isso, mesmo com a boa notícia apontada pelo relatório, é preciso dedicação dos governos em todo o mundo no combate à indústria do tabaco e prevenção ao uso de produtos derivados dele.
Segundo a OMS, muito precisa ser feito para se alcançar a meta de cortar em 30% o consumo dos produtos derivados do tabaco nos próximos 10 anos. Os governos devem se esforçar por um incentivo bastante imortante: o controle sobre os produtos derivados do tabaco é uma das chaves para combater as doenças crônicas.
Em 2012, 38 milhões de pessoas morreram de doenças crônicas no mundo - quase 75% delas em países de baixa e média rendas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE