O ator Mauro Mendonça recebe a comenda Ataulfo Alves das mãos do prefeito José Ronaldo Milani
Download
A praça central de Miraí ficou lotada na noite deste sábado, 21 de março, durante o show "Causos e Violas das Gerais", uma parceria do SESC-MG e Prefeitura Municipal. A iniciativa é um importante projeto de valorização da cultura do estado que percorre os municípios mineiros a partir do interesse das prefeituras. Miraí, terra de Ataulfo Alves, um dos compositores mais conhecidos do país, desde a posse do atual prefeito, José Ronaldo Milani, vem investindo com determinação em eventos musicais a fim de resgatar sua tradição musical e fortalecer o turismo local.
Momentos antes do show começar, o prefeito e demais autoridades, subiram ao palco para entregar a Comenda Ataulfo Alves, a maior honraria daquele município, ao ator Mauro Mendonça, que esteve em visita à cidade nos últimos dois dias. O ator agradeceu a homenagem e disse estar muito feliz com a receptividade e carinho da população. Mauro, que é de Ubá e deixou sua cidade natal ainda muito jovem, retorna à região para, como definiu, "conhecer de verdade este pedaço de terra e sua gente. Estou muito feliz por tudo isso", finalizou referindo-se ao recebimento da homenagem.
A abertura do show Causos e Violas das Gerais foi feita pela dupla de cantores de Miraí, os irmãos Fábio e Fabiana, que arrancaram aplausos da plateia. Pontualmente, às nove da noite, o show começou com a apresentação do músico Paulo Mourão que intermediou pequenas histórias entre suas canções e foi muito aplaudido pela plateia. Em seguida, subiu ao palco o contador de história Gonzaga Medeiros. Dono de um talento ímpar para contar "causos", divertiu a plateia com momentos de humor e drama de suas histórias oriundas do norte mineiro e Vale do Jequitinhonha.
Para encerrar a noite, o show com o cantor Wilson Dias e banda, que substituiu Chico Lobo, que iria se apresentar inicialmente com sua banda, mas não pôde comparecer por problemas de saúde. Ainda durante a apresentação de Wilson Dias, Gonzaga Medeiros voltou ao palco para declamar um poema "O rio ainda corre", em homenagem ao Dia Mundial da Água, comemorado neste domingo, 22 de março. Ao final da apresentação, encerrando o espetáculo, todos os artistas subiram ao palco e cantaram juntos uma última canção e despediram-se de Miraí sob muitos aplausos, prometendo retornar.
Também prestigiaram o show as prefeitas de Itamarati de Minas, Tarcília Rodrigues Fernandes e de Volta Grande Eliana Quintão Cardoso, e o prefeito de São Sebastião da Vargem Alegre, Claudiomir Vieira, além de secretários municipais e convidados. José Ronaldo disse ao Site do Marcelo Lopes que a festa "alcançou os nossos objetivos que eram mobilizar a população e região em torno de mais um evento musical visando inserir Miraí no circuíto turístico de Minas Gerais". O prefeito agradeceu a parceria com o SESC-MG "por ter acreditado em nosso potencial" afirmando que novas ações neste sentido serão realizadas na cidade. "Acreditamos no potencial do turismo no desenvolvimento de Miraí e, por isso, vamos continuar investindo nesta área que já está começando a trazer os primeiros resultados", afirmou José Ronaldo. (Fotos: Cláudio Miranda e Marcelo Lopes)
Veja fotos do show na galeria abaixo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE