Vereadores e público ouviram diversas pessoas defendendo a criação da APA
Download
Biólogos, autoridades públicas, grupos sociais e dezenas de pessoas favoráveis à preservação do meio ambiente lotaram o Salão Municipal do Distrito da Glória, na noite dessa quinta-feira, 19 de março, quando participaram de audiência pública. A iniciativa é do secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cataguases, vereador Vinícius Machado, através de requerimento aprovado pelo plenário da Casa, após solicitação de pessoas ligadas à preservação do Meio Ambiente tomarem conhecimento do início de atividades de mineração naquela região.
O assunto principal do encontro foi a proposta de criação de uma Área de Proteção Ambiental (APA) de 180 km² situada nos distritos de Cataguarino e da Glória, incluindo a Serra da Neblina, onde nasce o Ribeirão Meia Pataca. Fábio Caetano, membro da ONG Pacto Ambiental, falou sobre a importância de sua criação para a preservação do recurso hídrico em Cataguases e comentou legislações sobre o assunto, chamando atenção para o artigo 202 da Lei Orgânica Municipal, no qual está descrita uma lista de ambientes que devem ser conservados no município, dentre eles a Serra da Neblina e a Bacia do Ribeirão Meia Pataca.
O biólogo Artemio de Souza Silva, baseando-se em seus estudos hidrográficos, revelou que a Bacia do Meia Pataca já se destaca mais vulnerável do que outras próximas a ela. Por isso, segundo ele, é preciso tomar medidas para reverter esse quadro que pode ficar ainda pior, caso a mineração seja realizada na área em questão, como já vem ocorrendo. Já o vice-prefeito Sérgio Gouvêa, o Filó, também foi enfático: "Viemos somar e dizer que realmente essa responsabilidade vai ser nossa e nós não vamos fugir dela, vamos lutar, todos nós", ressaltou na defesa da criação da APA.
Já o Diretor Regional da Emater/MG, Celso Luiz de Oliveira (foto ao lado), reforçou o apoio à proteção do meio ambiente. "Estamos a favor da comunidade, dos projetos que visam ao desenvolvimento sustentável, social, que visam à questão cultural e à preservação", disse Celso que, em seguida, passou o microfone para outras pessoas que quiseram deixar suas mensagens, como foi o caso de Sebastião, presidente do Conselho Comunitário do Distrito da Glória, e Alex Leite, assessor da deputada Federal Margarida Salomão. A mesma postura foi defendida pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, José de Alencar Pinto Farage.
Além do vereador proponente da audiência pública, Vinícius Machado, também compareceram seus colegas Geraldo Majella Mazini, Fernando Pacheco Fialho, Aquiles Branco Ribeiro e Walmir Linhares da Costa que defenderam a criação da APA e parabenizaram a população que compareceu à audiência, demonstrando interesse no assunto. Para Vinícius, o objetivo da audiência pública foi alcançado em parte, mas será preciso promover outros encontros para manter viva a discussão a respeito do assunto que, segundo ele, é de extrema relevância para o futuro de Cataguases. O resultado prático do evento foi a assinatura, pelos participantes, de um termo de compromisso em apoio à criação da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra da Neblina.
Veja na foto abaixo o mapa com a área pretendida para criação da APA Serra da Neblina e a assinatura do Termo de Compromisso para sua criação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE