A Defesa Civil separou a cidade em áreas de risco de escorregamento de encostas
Download
A Defesa Civil de Cataguases está atualizando os seus dados com relação ao trabalho da prevenção, monitorando áreas do município que sejam propensas a incidentes com desmoronamento de barrancos, principalmente em época de chuvas torrenciais. O coordenador da Defesa Civil, Carlos Pires, explica que "temos elementos que nos levam a ficar em situação de alerta quando chove no município por um período de 72 horas e o índice pluviométrico atinge 80 milímetros, pois a situação nestes pontos identificados já preocupa, por isso, imediatamente é acionado o nosso plano de contingência, para atendermos às famílias que possam ser atingidas".
De acordo com a Defesa Civil, tendo em vista o relevo, condições climáticas, topográficas e histórico de escorregamento de encostas no município de Cataguases, tornou-se necessária a elaboração de um mapeamento das regiões de risco na cidade, com o objetivo de adotar medidas preventivas junto à população em épocas de maior demanda. Os bairros com risco de escorregamento foram assim agrupados em regiões, subdivididas em setores.
A partir daí foram adotados, na análise das encostas de cada setor, quatro graus de riscos de escorregamento, sendo eles: grau 1 (risco baixo), grau 2 (risco moderado), grau 3 (risco alto) e grau 4 (risco muito alto). Para essa análise em campo, a Defesa Civil observou aspectos da natureza do terreno, históricos de escorregamento, proximidade de casas e taludes, drenagem de águas pluviais, entre outros.
Carlos Pires informou que estão dentro destes estudos os bairros Santa Clara, Pouso Alegre, Imê Farage, Granjaria, Isabel Tavares, Guanabara, Leonardo, Colinas, Bandeirantes, Haidée, Fátima, Sol Nascente, Dico Leite, Vila Reis, Carijós, Vila Domingos Lopes, Thomé, Independência, São Sebastião, Marote, São Pedro, Bela Vista, Justino, São Vicente, Primavera, Bonsucesso, Menezes, Horto Florestal, Vila Minalda, Centenário, Bom Pastor, Paraíso, Bom Retiro, áreas do Centro e os distritos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE