Moradores de Viçosa tomaram as ruas do centro da cidade neste sábado para pedir segurança
Download
Moradores de Viçosa, na Zona da Mata, realizaram na manhã deste sábado (14) um "Ato contra a Insegurança". O ponto de encontro foi a entrada das Quatro Pilastras, da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Muitos participantes usavam roupas brancas. O grupo caminhou carregando faixas e cartazes com as frases "Chega de violência!", "A juventude quer viver" e outros pedidos por ações pela paz até a região central, passando pela Avenida PH Rolfs, praças da Prefeitura e da Igreja Matriz, encerrando na Câmara de Vereadores, no Calçadão.
A organização estima que cerca de 700 pessoas participaram do ato. Segundo uma das integrantes da organização, Bruna Matos estiveram presentes os seguintes grupos: Levante Popular da Juventude, Pastoral da Juventude, Conselho Municipal de Juventude, Paróquias de Viçosa, alguns vereadores e familiares de vítimas de assassinato em Viçosa. "A manifestação foi muito boa, teve uma grande visibilidade. Nós lemos o nome de cada uma das 14 vítimas", contou.
A Polícia Militar (PM) informou que o movimento foi pacífico, sem registros de ocorrências. A equipe policial que acompanhou a manifestação não informou o número de participantes. Na divulgação do evento em redes sociais, foi informado que o protesto é de todos a população, porque a insegurança é geral. Os organizadores convidaram os moradores a se unirem pela segurança e por uma cidade melhor para se viver.
Episódios de violência
Nesta semana, a cidade registrou dois casos de assassinato, que são apurados pela Polícia Civil. Um foi a morte do adolescente Gabriel Oliveira Maciel, de 17 anos, que desapareceu na madrugada de sábado (7) após sair de uma calourada em Viçosa. Ele foi encontrado morto na segunda-feira (9). De acordo com assessoria da Polícia Civil de Belo Horizonte, a investigação está adiantada.
Na terça-feira (10), um rapaz de 30 anos foi morto ao sair de um jogo de futebol. No dia seguinte, um homem que não teve identidade divulgada foi baleado ao sair do velório de outro homem, morto na véspera.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE