O consumidor deve ter cuidado redobrado na hora de comprar peixe nesta época do ano
Download
Nessa época que antecede a Semana Santa, a Vigilância Sanitária (VISA) do Município de Cataguases está intensificando as fiscalizações em supermercados e mercearias que comercializam peixes e ovos de páscoa, entre outros itens de grande venda no período. O objetivo é assegurar que os consumidores possam adquirir produtos de qualidade, dentro das normas estabelecidas para acondicionamento, manipulação e conservação dos mesmos.
Por meio de texto educativo entregue ao Site do Marcelo Lopes, a VISA ressalta que, na hora de comprar peixes, as pessoas devem ficar atentas à temperatura de conservação informada na embalagem do produto e compará-la com a do balcão, já que elas devem ser similares. Além disso, o local de venda deve ser limpo e organizado, segundo revela o informe da VISA, embasado no Código de Defesa do Consumidor.
Sobre a compra de peixe fresco, a Vigilância Sanitária alerta que os cuidados devem ser redobrados e o consumidor tem que observar se o pescado está firme, sem manchas, se os olhos estão salientes e brilhantes, se as escamas estão bem aderidas e se as guelras continuam vermelhas e brilhantes. Para adquirir o bacalhau, peixe campeão de vendas do período, os cuidados são os mesmos considerados ao selecionar outras espécies de pescado e devem-se descartar as peças com manchas, vermelhidão e amolecimentos.
Conforme ainda as informações da VISA, prazo de validade vencido ou armazenamento inadequado de alimentos são irregularidades mais fáceis de serem observadas e, por isso, os consumidores também devem ficar atentos a esses fatores, evitando ainda a compra de itens com embalagens sujas, amassadas, estufadas, abertas ou com qualquer alteração que possa fazer com que o produto fique impróprio para consumo.
Esses cuidados são válidos, por exemplo, na hora de comprar chocolates para a páscoa. As embalagens dos bombons, barras de chocolates e ovos de páscoa devem estar armazenadas em locais arejados e isentas de furos ou qualquer outro tipo de condição desapropriada, de acordo com informe da Vigilância Sanitária do Município de Cataguases, divulgado pela coordenadora do órgão, Roseli Batista Ferreira.
Segundo ela, os próprios consumidores devem auxiliar o trabalho de fiscalização e, em caso de constatação de irregularidades, podem formalizar denúncia pelo telefone 3429-2627 ou pessoalmente na sede da Vigilância Sanitária que funciona de segunda a sexta, das 7h as 13h, na Rua José de Almeida Kneipp, 178, Vila Tereza.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE