As bandeiras tarifárias aumentam o custo da energia para o consumidor final
Download
Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em parceria com a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE), inicia nesta semana a campanha nacional de conscientização dos consumidores para a utilização de energia elétrica, a partir do mecanismo das Bandeiras Tarifárias que entraram em vigor em janeiro deste ano.
A campanha ‘CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA- Levante essa Bandeira’ tem como objetivo reforçar junto aos consumidores a importância de acompanhar as cores das bandeiras (verde, amarela e vermelha) - que já veem impressas na conta de luz, informando o valor da tarifa no mês seguinte- e a partir daí, ajustar o consumo, evitar desperdícios e controlar mais suas despesas com energia elétrica a cada mês.
A ação tem um cunho participativo, chamando a atenção da população para a realidade de produção elétrica do País, que sofre com os reflexos da crise hídrica. Quanto menor a produção das usinas hidrelétricas, mais é necessária a utilização das termelétricas que produzem o insumo a um custo mais elevado.
Assim, quando a bandeira estiver verde na conta de luz, é sinal de que o preço da tarifa se manterá no mesmo valor. Já as cores amarela e vermelha sinalizam que haverá mudança, por conta do maior uso das termelétricas.
SOBRE A CAMPANHA- A medida visa atingir o maior público possível, em todo o País. Por isso, foram produzidos vídeos, spots e peças publicitárias para serem veiculados na TV, Rádio, Internet e veículos impressos, com uma linguagem simples e explicações didáticas. A ideia é apontar ao público a importância de participar ativamente desse processo de mudança, com a implantação do sistema de bandeiras tarifárias. Pretende-se reforçar que o consumo consciente, utilizando o mecanismo das Bandeiras Tarifárias, permite ao consumidor um maior controle de suas despesas com a conta de luz.
BANDEIRAS TARIFÁRIAS - As bandeiras tarifárias serão três, como em um semáforo de trânsito, e virão informadas nas contas de luz. As bandeiras verde, amarela e vermelha indicarão a seguinte situação:
Bandeira verde: condições favoráveis de geração de energia. A tarifa não sofre nenhum acréscimo;
Bandeira amarela: condições de geração menos favoráveis. A tarifa sofre acréscimo de R$ 2,50 para cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos;
Bandeira vermelha: condições mais custosas de geração. A tarifa sobre acréscimo de R$ 5,50 para cada 100 kWh consumidos.
Com as bandeiras tarifárias, você vai poder controlar melhor os seus gastos e praticar ainda mais o consumo consciente.
DICAS DE COMO POUPAR ENERGIA
o Não deixe portas e janelas abertas em ambientes com ar-condicionado e mantenha os filtros limpos.
o Não deixe a porta da geladeira aberta mais tempo que o necessário e verifique se a borracha está em boas condições.
o Prefira sempre a iluminação natural e troque as lâmpadas incandescentes por fluorescentes. E limpe-as regularmente. Lâmpadas sujas iluminam menos e gastam mais.
o Parou de usar a TV, desligue-a.
o Ao sair, apague a luz.
o Use máquinas de lavar louça e roupa apenas quando estiverem cheias.
o Juntar roupas para passar de uma só vez.
o Use o chuveiro elétrico na posição verão ou morno e evite banhos demorados.
o Pinte o interior da sua casa com cores claras. Elas refletem mais luz e economizam energia elétrica.
o Troque seu eletrodoméstico antigo por um novo com selo PROCEL.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE