Montagem sobre a capa do DVD que será lançado em breve em Cataguases
Download
Com direção de Cairu Teles Nunes, foi produzido em Cataguases o mais novo documentário sobre Humberto Mauro, pioneiro do cinema brasileiro que viveu em Cataguases e, a partir de 1925, fez da cidade um set de filmagens ideal para muitas de suas produções. O filme de Cairu, intitulado "Volta Grande: uma grande volta às origens do cinema", tem duração de 11 minutos e revela fotografias e filmagens de Humberto Mauro, além de depoimentos de familiares e de artistas que com ele conviveram.
A filmagem é de Humberto Amaral e registra, em DVD, imagens de 2006, ano em que Cairu, ao lado dos amigos Emerson Cardoso e José Antônio Pereira, foi a Volta Grande (76 km de Cataguases) para conhecer um pouco mais sobre Humberto Mauro, que é nascido naquela cidade.
Lá, conforme mostra o documentário, guiado pelo professor Luiz Eugênio, o grupo foi recebido na casa de Luiz Mauro, filho de Humberto Mauro. Outras pessoas ligadas ao cineasta também aparecem na filmagem, como seu sobrinho Betinho e a Dona Balduína, que atuou no curta-metragem "Chuá-chuá", produzido por Humberto Mauro, em 1945.
Cairu falou com a reportagem do Site do Marcelo Lopes e disse estar contente com o documentário cuja locução, edição e arte final foram realizadas por Eduardo Henriques, contando ainda com assistência de edição de Emanuel Messias Mariquito. Para os amigos mais próximos, o diretor já revelou o filme inédito e recebeu elogios que o fez se animar ainda mais com a produção.
Dentro de pouco tempo, Cairu pretende lançar o DVD para o público em geral, projetando o documentário em telão pelos bares e restaurantes de Cataguases. No momento da apresentação, revela Cairu, "a ideia também é fazer um bate-papo sobre Humberto Mauro, com a presença de amigos e convidados". Futuramente, de acordo com o diretor, o documentário será enviado para participar de diversos festivais de cinema.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE