Em 19/02/2015 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

"Beijar, ficar e outros verbos adolescentes" é o novo livro da escritora cataguasense Ana Idalina

A escritora cataguasense, Idalina (foto em destaque), volta seu olhar ao público adolescente

A escritora cataguasense, Idalina (foto em destaque), volta seu olhar ao público adolescente

Download
No próximo dia 5 de março, a escritora Ana Idalina Carvalho Nunes vai lançar seu mais novo livro, intitulado "Beijar, ficar e outros verbos adolescentes". O evento será realizado em Cataguases, a partir das 20h, no Colégio Soberano, onde os convidados também poderão prestigiar apresentação musical do grupo "Cantáteis", formado por Maria Tereza Werneck, Angélica Teodoro e Lucas Roberti, que preparou uma trilha sonora para a obra, como também a interpretação de fragmentos do livro. 

Nos tempos atuais, quando as modernas tecnologias parecem isolar os adolescentes num mundo virtual a que pais e educadores têm difícil acesso, o livro "Beijar, ficar e outros verbos adolescentes" vem despertar a curiosidade dos meninos e meninas para a vida interior de Aninha, uma adolescente de 15 anos, protagonista da ficção, que permeia as páginas do livro com o relato de sensações, sentimentos, percepções de cada situação vivida por ela no cotidiano, seja na escola, numa festa, em casa, na solidão do quarto. 
 
Aninha é apaixonada por Bernardo, que não consegue enxergar a amiga como uma possível namorada. A história gira em torno dessa relação platônica entre Ana e Bernardo, que tem um desfecho totalmente imprevisível, como a maioria dos romances da vida real. Uma história que desperta o leitor para as possibilidades que a vida real oferece e para a necessidade de estar aberto às experiências novas.

Segundo a autora, trata-se de um livro de Filosofia, não um livro didático que apresenta correntes filosóficas e nome dos grandes filósofos, mas um livro que leva o leitor a tomar gosto pela reflexão, pelo filosofar.  Traz ideias filosóficas implícitas numa linguagem leve, informal, própria dos adolescentes e, por isso mesmo, pode e deve ser utilizado em sala de aula, a fim de motivar debates sobre os tipos de relações afetivas atuais, sobre sexualidade, sobre a questão da autoestima, da superexposição do corpo em redes sociais na tentativa de obter mais atenção, enfim, sobre as questões filosóficas que fazem parte do cotidiano adolescente.
 
A Autora
Ana Idalina Carvalho Nunes é escritora cataguasense, com dois outros livros publicados: Quase Pecado (2001) e Meandros (2010). Professora de Filosofia especialista em Filosofia política pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), cursa especialização em Filosofia Clínica pelo Instituto Mineiro de Filosofia Clínica – IMFI. Mestranda em Ciências Sociais pela UFJF.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: livro, Idalina, escritora, adolescente





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: