A campanha contra a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis vem sendo feita na Passarela do Samba, em Cataguases
Download
O sábado de Carnaval em Cataguases, a exemplo do que vem sendo as noites anteriores, foi marcado por muita alegria e empolgação por parte dos foliões que, mais uma vez, lotaram a Passarela do Samba (Avenida Astolfo Dutra), para assistir aos desfiles de cinco blocos caricatos e ao show com a banda "Novo Estilo".
Funcionários do programa DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, da Secretaria Municipal de Saúde, marcam presença no carnaval cataguasense, realizando campanhas educativas e distribuição de brindes, com objetivo de despertar nas pessoas a consciência de prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis. De acordo com a coordenadora Tairises da Silva Roque, a estimativa é distribuir cerca de 10 mil preservativos.
"Sabemos que é uma tendência mundial o crescimento do HIV/AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis. Estamos em época de carnaval, quando os encontros são mais frequentes, e, por isso, é fundamental realizar a campanha", disse Tairises, lembrando que, caso alguém tenha feito relação sexual de risco, é aconselhável fazer o teste que revelará se houve transmissão de doença. Esse procedimento, segundo revelou a coordenadora, está disponível gratuitamente através do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) e as informações são sigilosas.
A primeira apresentação da noite foi do bloco "Marajá" que levou para o público a "reciclagem, ato de renovar a vida", lembrando que "a terra pede socorro", porque "o homem produz tanto lixo, só que não sabe reaproveitar". Em seguida, foi a vez do bloco "Sem Preconceito", que chamou o Lobisomem, o Saci Pererê, a Mula sem cabeça e o Curupira para o desfile, todos com muita animação.
Depois saiu pela avenida o bloco "Turma do Rebenta", comemorando dez anos de existência. Nessa vibração, o bloco exaltou sua história de "garra e superação", liberando a energia para fazer do momento uma maravilhosa festa. Também no sábado, se apresentou o bloco da "Pazinha", que cantou o trem de ferro e o desenvolvimento trazido por ele. Por fim, para encerrar os desfiles da noite, desceu pela Passarela do Samba o bloco "Vida do Morro", arrastando consigo uma multidão.
O show no palco só começou por volta das 3 horas da madrugada deste domingo. Tarde ou cedo, os foliões caíram na dança. (Com fotos de Kadu Fontana e Paulo Victor Rocha)
Veja, a seguir, as fotos dos desfiles:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE