Em 31/12/2014 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Extintores veiculares devem ser substituídos por modelos com carga de pó

com a mudança, motoristas que não usam extintores em pó terão de substituir os atuais

com a mudança, motoristas que não usam extintores em pó terão de substituir os atuais

Download
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) divulgou a Resolução 333/2009 que obriga os veículos automotores a circular equipados com extintores de incêndio com carga de pó ABC, a partir do dia 1.º de janeiro de 2015. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a medida garante maior segurança aos motoristas e passageiros.

De acordo com a nova resolução, os extintores com carga ABC são mais modernos e atendem todas as classes de incêndio. "O pó especial é capaz de combater princípios de incêndios em materiais sólidos, líquidos inflamáveis e equipamentos energizados", explica comunicado oficial do departamento.

Será considerada infração, caso o motorista esteja circulando sem equipamento obrigatório ou ineficiente, podendo também receber multa quem estiver com o extintor inoperante ou com equipamento em desacordo com o estabelecido pelo Contran.

O valor da penalidade é de R$ 127,69, mais cinco pontos na carteira de motorista. A fiscalização também poderá reter o veículo até que haja regularização.

Veja aqui a Resolução completa.



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Contran - CNM

Tags: extintor, incêndio, carro, contran





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: